UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP e Universidade do Algarve estreitam laços de cooperação acadêmica

A Universidade de São Paulo recebeu, em 26 de novembro de 2012, visita de cortesia da professora da Universidade do Algarve (Portugal), Anabela Romano, na sala de reuniões da VRERI. Em reunião com o assessor de Apoio a Visitantes, Prof. Claudio Possani, manifestou-se o desejo de melhor divulgar as oportunidades de intercâmbio para alunos uspianos na UAlg, uma vez que já existem acordos de cooperação acadêmica entre as universidades.

Habituada a receber alunos estrangeiros, a Universidade do Algarve concilia ensino universitário e politécnico e oferece cursos em áreas como ciências biológicas, ciências da saúde, artes, engenharias e ciências da educação. A UAlg possui também um centro de excelência em ciências do mar.

No encontro, foi levantada a possibilidade de assinatura de um convênio entre as universidades dentro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), uma iniciativa da CAPES que envia alunos de licenciatura da USP a universidades portuguesas para realização de duplo diploma. A oportunidade mostrou-se animadora, uma vez que a Universidade do Algarve abriga importante escola de formação de professores. Há ainda a possibilidade de que a USP e a UAlg tornem-se parceiras no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.