UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP participa do 1st International Research Workshop

Entre os dias 13 e 15 de novembro, as universidades brasileiras USP, UNESP, UNICAMP e as instituições que compõem a Université de Lyon (França), constituíram, juntamente à FAPESP e à agências de fomento à pesquisa da França, o 1º International Research Workshop – um evento científico de grande importância para o reforço das colaborações existentes, assim como para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa de grande envergadura. O principal objetivo do evento foi construir uma pesquisa transnacional de grande valor entre a Université de Lyon e as universidades do Estado de São Paulo.

Segundo informações do site oficial do evento, “o workshop inscreve-se na vontade de criação de uma ‘Aliança Internacional’. Durante os três dias de workshop, professores-pesquisadores brasileiros e franceses tiveram a oportunidade de fazer emergir projetos bilaterais de pesquisa; a maior parte deles tendo por vocação obter financiamento durável por intermédio de diferentes dispositivos de financiamento da pesquisa (FAPESP no Brasil e ANR na França, por exemplo)”.

Em vídeo, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, destacou que um dos grandes objetivos da agência é a internacionalização de suas atividades. A oportunidade de os pesquisadores do Estado de São Paulo e do exterior em trabalhos conjuntos, em conhecerem uns aos outros e estabelecer links, como resultado deste tipo de rede, são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. Segundo o ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil, “ciência e pesquisa são importantes instrumentos para aproximar as fronteiras entre os países. Os projetos da FAPESP com agências francesas têm tido resultados frutíferos nos últimos anos”. Trata-se de um grande interesse efetivado pelo apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Universidade de São Paulo, com o esforço de setores privados da sociedade.

Para mais informações, visite o site do workshop: http://lyonsaopauloresearch.universite-lyon.fr/