UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP recebe delegação da Universidad de Chile

No dia 21 de setembro de 2012, a Universidade de São Paulo, representada pelo assessor de Apoio à Cooperação Antônio Carlos Vieira Coelho e por um grupo de professores de várias unidades – recebeu uma delegação da Universidad de Chile, composta pelo Vice-Reitor Acadêmico Professor Patricio Aceituno Gutiérrez, Vice-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Professor Sergio Lavandero González e pela Diretora de Relações Internacionais Professora Pía Lombardo Estay. A reunião teve o objetivo de propor acordo de cooperação.

Ao longo do encontro, a delegação apresentou a Universidad de Chile e sua relação com a realidade do país. O projeto de intercâmbio proposto pela UCH tem foco em estudantes de doutorado, nas áreas de bioquímica, farmacologia, modelagem matemática, engenharia elétrica, filosofia, história, literatura e biologia molecular, celular e neurociências; e prevê sistema de co-tutela de doutorado. Os representantes da USP demonstraram forte interesse nesta relação, complementando a proposta com uma possível ampliação da abrangência do intercâmbio para a graduação e para a pós-graduação. O encontro abriu formalmente as relações entre as duas universidades. Na próxima semana serão enviadas cartas de interesse, as quais permitirão a coleta de recursos para implementação do projeto, prevista para o início de 2013.

A comissão da USP foi composta pelos professores Laura Hosiasson do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, que coordenou a reunião; Vagner Camilo  do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH; Betina Bischop e Marcos Natali do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH;  Severino Toscano do Rego Melo (IME), Luíz Henrique Catalane,  chefe do Departamento de Química Fundamental; Oswaldo Horikawa (EP); Juliana Neves Rodrigues Ract (FCF);  Paulo Teng-An Sumodjo (IQ)  e a funcionária Nívia Flores da CCInt do IGc.