UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP recebe delegação da University of York

A USP recebeu no dia 25 de setembro de 2012, terça-feira, delegação da University of York para debater a experiência internacional para os estudantes brasileiros e britânicos. Foram abordados pontos importantes sobre o intercâmbio de pesquisas, trocas culturais e equivalência curricular. Apesar da diferença da escala das duas universidades, a University of York tem quase metade do corpo docente dedicado à pesquisa e há muito interesse na colaboração internacional, dividindo força de trabalho, custos e resultados.

Tratou-se também de programas de intercâmbio curto, durante dois ou três meses (programas de verão e inverno) em que os estudantes poderiam participar de aulas e/ou de trabalho em laboratório. Os programas para a graduação já tem um bom histórico de sucesso no Reino Unido e no Brasil e os programas de pós-graduação estão crescendo. Notadamente, houve uma convergência de interesses e ambas as partes estão otimistas sobre o futuro.

O Prof. Dr. Adnei Melges de Andrade, Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, presidiu a reunião principal, acompanhado do Prof. Dr. Claudio Possani e do Prof. Dr. Antonio Carlos Vieira Coelho. Pela University de York, estavam presentes o Vice-Chancellor Brian Cantor, o Prof. John Local e a Prof. Harriet Cross. A delegação ainda teve outras sete reuniões com departamentos de pesquisa diversos na Cidade Universitária, promovendo a multiplicação dos vínculos entre os professores de mesma área dos dois países.