UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP recebe palestra sobre tendências mundiais para 2030

No dia 6 de dezembro de 2012, a USP recebeu palestra do ex-diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia, Álvaro de Vasconcelos, intitulada “Tendências mundiais 2030: O Brasil e a Europa num Mundo multipolar”, na Sala do Conselho Universitário. Estiveram presentes o Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da USP, Prof. Adnei Melges de Andrade, e o professor titular da Faculdade de Direito da USP, ex-ministro das Relações Exteriores e atual Presidente da FAPESP, Prof. Celso Lafer.

O palestrante apresentou a hipótese de que nos próximos anos o mundo presenciará o fim do predomínio ocidental e a consequente fragmentação do poder em diversas potências. Ele prevê que a China será a primeira potência mundial em 2030, e aposta na tendência de formação de um bloco político e econômico do atlântico, incluindo Estados Unidos e Europa, já grandes potências mundiais, Brasil, África e outros países emergentes.

Nesse cenário de multilateralismo inclusivo, no qual se equipara o poder de decisão entre as nações participantes, espera-se que países como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assumam responsabilidade mundial e se tornem protagonistas na busca por soluções de caráter econômico, de segurança, entre outros.

O Prof. Celso Lafer comentou a respeito de questões fundamentais para as mudanças em curso, como a tendência de crescimento da classe média global, a importância das políticas de identidade e reconhecimento e a velocidade de transformação do conhecimento científico e tecnológico. Ele ainda apontou a mudança significativa que haverá no papel de potências médias, como Turquia, Egito e Índia, e defendeu que a política externa brasileira invista em seu soft power (habilidade de influenciar e cooptar outros corpos políticos).