UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP recebe representantes do Ministério da Educação de Moçambique

No dia 10 de março de 2014, o assessor da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Marcelo Dottori, e o assessor da área de Relações Acadêmicas Internacionais, Maurício Baptista, receberam Patrício Langa e Eduardo Sitoe, representantes do Sistema Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) de Moçambique.

Langa explicou a situação incipiente do ensino superior no país africano, ressaltando que os principais objetivos do encontro eram conhecer o perfil da graduação e pós-graduação da USP e os processos de criação e avaliação dos cursos universitários no Brasil. Desse modo, visam aprender com a experiência da USP e contar com a colaboração da mesma para estruturar o ensino universitário moçambicano, aumentando sua oferta de cursos de pós-graduação e aperfeiçoando os critérios de avaliação dos cursos oferecidos.

Dottori ressaltou a abertura da USP e a disposição de nossa universidade em colaborar com as universidades de Moçambique, sobretudo nas áreas do conhecimento que queiram desenvolver mais. Por fim, foi-lhes explicado também como é feita a avaliação anual dos cursos de graduação e pós-graduação brasileiros por órgãos como INEP, CAPES e SINAES, além da diferença de autonomia entre universidades públicas e privadas em relação à participação nessas avaliações e às exigências para criação de cursos.