UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP sedia conferência da Magna Charta

No dia 20 e 21 de outubro de 2016, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) realizou a conferência internacional que marcou o 28th Anniversary of Magna Charta, com o tema Reducing social inequalities: the role of universities.

Esta foi a primeira vez que o encontro foi realizado fora da Europa, com cerca de 130 reitores e representantes de universidades nacionais e internacionais participaram no evento.

O Observatório Magna Charta Universitatum organiza o encontro para discutir e elencar os desafios atuais relacionados a educação nas universidades. Sediado na Universidade de São Paulo, o evento recebeu a visita de três signatários novos do documento da Magna Charta: a Universidade do Minho, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Minas Gerais (UFMG), somando mais de 800 universidades participantes.

Para demonstrar os valores embutidos no documento, foram realizados workshops sobre a igualdade de gênero, ministrado pelo grupo Mulheres do Brasil, e também sobre a perspectiva dos estudantes de ensino superior, ministrado por Rok Primozic (Magna Charta) e Tamires Gomes Sampaio (UNE- Brasil).

Como destaque nas palestras, o evento contou com a participação do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel; e o ex-primeiro-ministro da Espanha e titular da Cátedra José Bonifácio da USP, Felipe González.

Foi realizado também o rito de passagem da celebração do próximo aniversário da Magna Charta, que será realizado na Hungria, na University of Pécs.