UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Abertas as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras

Estão abertas as inscrições de 06 de agosto a 14 de setembro para o Programa Ciência sem Fronteiras. As novas chamadas são para Graduação Sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.

Uma novidade das novas chamadas é que foram incluídos nas áreas e temas contemplados os itens de: Indústria Criativa, voltados a projetos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação (arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos, em todas as áreas e temas já contemplados pelo Programa.

Entre outros requisitos o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

Para mais informações e/ou dúvidas sobre os procedimentos de inscrições e cronograma consulte chamadas para cada país e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior.

Atenção, Alunos USP, aos seguintes procedimentos a serem adotados:

1. Todos os estudantes devem consultar sua Unidade de Ensino sobre critérios internos para participação em intercâmbio;

2. Todos os candidatos, além de realizarem inscrição no site do programa Ciência sem Fronteiras, respeitando as datas apresentadas em cada chamada pública, deverão se registrar no sistema Mundus através do edital de interesse – a partir da chamada pública Nº 117/2012; Acesse aqui os editais.

3. À medida que forem inseridas no sistema Mundus, as inscrições registradas serão encaminhadas eletronicamente para as CRInts das Unidades de Ensino USP para deferimento ou indeferimento da candidatura. Apenas os alunos que tiverem as candidaturas deferidas pelas Unidades USP, dentro do período previsto em cada chamada pública, serão incluídos na lista que a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais desta Universidade de São Paulo encaminhará para os gestores do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq/CAPES);

4. Recebendo as candidaturas homologadas pela USP, os gestores do Ciência sem Fronteiras (CNPq/CAPES) analisarão as inscrições e informarão diretamente aos candidatos, por e-mail, sobre a aprovação ou não nesta fase da seleção, assim como sobre os próximos passos a serem seguidos. Apenas ao final da seleção, os gestores do programa (CNPq/CAPES) informarão aos candidatos para qual instituição estrangeira serão direcionados para intercâmbio;

5. Após a aprovação definitiva, cada aluno selecionado no programa Ciência sem Fronteiras deverá apresentar a carta ou documento de aceitação à CRInt da respectiva Unidade de Ensino para formalização do intercâmbio junto a esta Universidade de São Paulo.