Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

¡Vale! para Universitários – 2007-2010

Período – 2007-2010

Público-alvo:
O curso é gratuito e destinado aos alunos de graduação e pós-graduação de todas as formações da USP e funcionários da área de Relações Internacionais, indicados por suas unidades (consultar a diretoria da unidade).

Conteúdo
Composto por 4 módulos de proficiência (480 horas), que podem ser concluídos em até dois anos, o iVale! integra propostas didáticas diversificadas com ferramentas gramaticais, sociolingüísticas e discursivas, além de incluir estratégias socioculturais para a comunicação em espanhol. Todos os selecionados começarão o curso no módulo básico. Não é permitido o avanço automático aos módulos seguintes.

Metodologia
O curso será realizado inteiramente a distância, com o consagrado método do Instituto Cervantes. O processo de aprendizagem é diferenciado: está focado na capacitação do aluno e no desenvolvimento de quatro habilidades lingüísticas – ler, escrever, ouvir e falar. O processo capacita o participante a manter uma comunicação efetiva e eficaz em situações do cotidiano.

Os alunos contarão com recursos multimídia como vídeos, gravação de áudio e jogos, comunidades de aprendizagem, correio eletrônico, salas de bate-papo e fóruns.
Esses recursos facilitarão a troca de experiências de aprendizagem em um ambiente virtual de interação e colaboração entre os participantes.

Início e Prazo do Curso
O curso começará em 2010. O aluno selecionado tem até dois anos para completar o curso, a contar do recebimento de senha e login.

Recebimento de senha e login
O envio de senha e login, bem como de outras informações, será feito por meio do endereço eletrônico informado no ato da inscrição. Por isso, ao inscrever-se, utilize um e-mail de uso freqüente.

Número de vagas
1000 vagas (600 vagas para graduação, 350 para pós-graduação e 50 para funcionários).

Critérios de seleção
A seleção é feita pela unidade de ensino, caso o número de candidatos inscritos exceda o número de vagas. Os critérios de seleção adotados, nesta ordem de importância, são:

  1. Permanecer pelo menos dois semestres na Universidade de São Paulo, a contar de janeiro de 2010;
  2. Ter bolsa de estudo Santander ou bolsa de estudo para países de língua espanhola;
  3. Ter a maior média ponderada no histórico escolar;
  4. Ter a melhor carta de motivação;
  5. Se for ingressante, ter tido o melhor desempenho na FUVEST.

Desistências e interrupções
Devem ser comunicadas imediatamente à Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt-USP),
pelo e-mail vale@usp.br.


Informações Importantes:
  1. O curso tem duração de até 02 anos a partir do início da turma;
  2. Após a matrícula, o aluno que passar mais de 30 dias sem acessar ao curso será considerado desistente e terá sua matrícula cancelada automaticamente, sem a possibilidade de reativá-la;
  3. O Certificado só será enviado ao término de duração do curso aos alunos que concluírem os módulos;
  4. O curso não conta com suporte didático ao aluno.

Os requisitos técnicos mínimos do computador para fazer o curso podem ser consultados neste link www.ave.cvc.cervantes.es/incidencias/requisitos.htm.

Toda a comunicação referente ao curso se dará através de e-mail, portanto pedimos aos alunos que mantenham seu endereço de e-mail atualizado. Qualquer alteração deverá ser comunicada a vale@usp.br.