Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Internacional

Orientações para escolha das disciplinas

Para elaborar o contrato de estudos, o estudante de intercâmbio pode escolher as disciplinas no Sistema JúpiterWeb seguindo os passos abaixo:

1. Acesse uspdigital.usp.br/jupiterweb;
2. Clique no link Disciplinas;
3. Em seguida, clique em Unidades de Ensino;
4. Selecione a Faculdade de interesse;
5. Selecione o link Cursos e habilitações oferecidos pela Unidade;
6. Selecione o curso de interesse;
7. Escolha a disciplina de interesse, notando o código e seu nome completo;
8. Verifique se ela está disponível no semestre de destino.


Dicas importantes

Normalmente, as disciplinas que terminam em números ímpares são ministradas no primeiro semestre (fevereiro-junho) e as disciplinas que terminam em números pares são ministradas no segundo semestre (agosto-dezembro). Por exemplo, a disciplina ABC0244 provavelmente é ministrada no segundo semestre do ano letivo, enquanto a disciplina ABC0135 é ministrada provavelmente no primeiro semestre. Isso ocorre porque a maioria das disciplinas é oferecida somente em um determinado período do ano (primeiro ou segundo semestre).

Para as disciplinas que não são ministradas em unidades de ensino (tais como os museus e centros de pesquisa) o aluno deve seguir as etapas 1, 2, 3 e 4; em seguida, clicar em Disciplinas em Ordem alfabética e concluir as seguintes etapas. Neste caso, é preciso ficar claro que as disciplinas não oferecidas em um semestre são, geralmente, oferecidas no próximo. Portanto, o aluno tem de prestar atenção se a disciplina “não POSSUI oferecimento” para elaborar seu contrato de estudos.

Os estudantes devem acessar o currículo de cada curso, para que escolham disciplinas que serão oferecidas no semestre que o estudante pretende realizar o intercâmbio na USP. Por fim, é importante prestar atenção se as disciplinas são oferecidas no mesmo campus (USP tem campi nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Lorena, Bauru, São Carlos, Pirassunga e Piracicaba).