Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Internacional

Intercâmbio de Estudantes Internacionais

Estudantes Internacionais

A Universidade de São Paulo (USP) oferece vagas de intercâmbio para estudantes universitários do mundo todo, os quais podem se inscrever no programa de intercâmbio internacional na USP, caso estejam regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira.

A USP e seus campi

A USP possui 8 campi, distribuídos pelo Estado de São Paulo:

  • Campus de São Paulo Capital, subdivido em 04 diferentes locais:
    1. Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira – Campus Butantã;
    2. São Paulo USP Leste;
    3. São Paulo Faculdade de Direito – Largo de São Francisco;
    4. São Paulo Quadrilátero da Saúde;
  • Bauru;
  • Lorena;
  • Piracicaba;
  • Pirassununga;
  • Ribeirão Preto;
  • São Carlos.

Mais informações sobre cada um dos campi da USP estão disponíveis aqui

Intercâmbio de Graduação e Pós-graduação

A USP oferece vagas de intercâmbio, tanto no nível da Graduação como no da Pós-graduação, nas seguintes modalidades:

  • Graduação (bacharelado ou licenciatura): Matrícula em disciplinas;
  • Graduação: planejamento, execução e avaliação de pesquisa, sob orientação de um docente da USP;
  • Pós-graduação (mestrado e doutorado): Realização de pesquisa, sob orientação de um docente da USP;
  • Pós-graduação (mestrado e doutorado): Matrícula em disciplinas.

Alguns programas de Master estrangeiros podem ser equivalentes a programas de bacharelado brasileiros (Graduação). Estudantes internacionais interessados em cursar disciplinas na USP podem ser orientados a se matricular preferivelmente na Graduação, caso em seu país de origem estejam matriculados em programas estruturados de maneira assimétrica aos da USP, como é o caso do 2º ciclo dos países signatários do Tratado de Bolonha (Master europeu). Estudantes portadores de diploma de bacharel são elegíveis para estadia de pesquisa na USP, caso obtenham carta-convite de docente pertencente a um dos diversos programas de pós-graduação disponíveis.

Para verificar qual programa é o mais adequado para você, se de Graduação ou de Pós-graduação, consulte Estrutura de Ensino Superior na USP.

Como se candidatar a vaga de intercâmbio na USP

O(a) estudante interessado em realizar intercâmbio na USP deverá entrar em contato com o Coordenador de Intercâmbio de sua IES de origem a fim de se informar sobre os procedimentos para realização da candidatura.

Para concorrer a uma vaga de intercâmbio na USP, o(a) estudante precisará ser oficialmente nomeado por sua instituição. Informações para instituições (não) parceiras e estudantes candidatos a intercâmbio na USP estão disponíveis em nossa plataforma de nomeação/inscrição Mundus.

Os prazos e condições para nomeação e candidatura a intercâmbio são diferentes para a Graduação e para a Pós-graduação. Dependendo do nível do programa em que você estiver interessado, será necessário seguir diferentes procedimentos para se candidatar para um período de estudos na USP. Para maiores detalhes sobre como se candidatar, visite a página específica.

Free Movers não são elegíveis para intercâmbio e não podem se candidatar por intermédio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), escritório de relações internacionais central da USP. Estudantes interessados em realizar intercâmbio na USP na condição de Free Mover, deverão entrar diretamente em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local da respectiva Faculdade/Escola ou Instituto de seu interesse para confirmar a elegibilidade e verificar os procedimentos para inscrição.

Informações sobre Visto

Em caso de aceite para um período de intercâmbio na USP, o(a) estudante receberá uma Carta de Aceite diretamente da(o) Faculdade/Escola/Instituto anfitriã(o) responsável por seus assuntos acadêmicos e administrativos. Para a solicitação do tipo de visto de estudante apropriado (VITEM IV), é obrigatória a apresentação da Carta de Aceite original em uma das Representações Diplomáticas Brasileiras no exterior PT, EN ou ES.

Cidadãos do MERCOSUL podem solicitar matrícula na USP portando o Visto MERCOSUL. Entretanto, neste caso, não estarão aptos a receber bolsas de estudo oferecidas por quaisquer agências de fomento ou instituições brasileiras, caso se aplique. Caso seja concedida uma bolsa de estudos no âmbito de um programa brasileiro, o(a) estudante deverá solicitar o visto de estudante VITEM IV. A USP não matricula estudantes portando um visto de turista!
Mais informações sobre vistos estão disponíveis em http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos

Seguro saúde

O(a) intercambista também deverá providenciar uma apólice de seguro saúde, ou equivalente, para matrícula presencial. Estudantes devem contratar o seguro saúde em seus países de origem antes da viagem ao Brasil (a apólice deve cobrir o período integral de sua estadia no país). Estudantes internacionais poderão ter acesso ao sistema público de saúde apenas em casos de emergência.

Registro Nacional Migratório

O extinto Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), documento de identidade para estadias de longo prazo, emitido após regularização na Polícia Federal, foi substituído pela Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Visitantes deverão efetuar o registro no Departamento de Polícia Federal do Brasil dentro de até 90 (noventa) dias após a chegada ao país e solicitar seu CRNM – informação disponível apenas em português. Para maiores informações, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto anfitriã(o) na USP.

Opções de acomodação e vida no campus

A USP não disponibiliza acomodação para estudantes de intercâmbio em nenhum de seus campi. A busca por acomodação deve ser realizada pelos próprios estudantes, de acordo com suas condições econômicas e interesses pessoais.

Para mais informações a respeito de alternativas para acomodação fora dos campi, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local de sua Faculdade/Escola o de seu Instituto. Alternativamente, há algumas opções disponíveis em
http://www.usp.br/internationaloffice/en/index.php/campus-life/housing

Recomenda-se a participação no Programa USP iFriends, cujo intuito é auxiliar na integração de estudantes internacionais na comunidade universitária, inclusive na busca por moradia.

A USP possui restaurantes universitários para todos os estudantes.

Diversos campi oferecerem transporte de ônibus gratuito. Maiores informações estão disponíveis no Manual dos Ingressantes.