Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Internacional

Pós-Graduação

Pós-graduação – Estudantes de mestrado e doutorado

 

Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) podem se inscrever no programa de intercâmbio para cursar disciplinas ou apenas realizar atividades de pesquisa. Uma combinação das duas modalidades de intercâmbio é, também, possível. Estudantes que queiram cursar disciplinas devem ser nomeados dentro dos prazos previstos, enquanto estudantes que queiram realizar apenas atividades de pesquisa podem ser aceitos em fluxo contínuo e, ademais, necessitarão de um orientador. Estudantes de pós-graduação devem ser nomeados apenas por e-mail. Não é necessária nomeação via Sistema Mundus, portanto, somente inscrições submetidas por estudantes de graduação podem ser recebidas por meio daquele sistema de nomeação/inscrição (ver seção abaixo sobre procedimentos para inscrição).

Note que se você estiver se candidatando diretamente por intermédio de um de nossos Escritórios de Relações Internacionais Locais de nossas unidades, sobretudo se houver um acordo de intercâmbio no nível departamental entre sua instituição de origem e a USP, você poderá receber instruções diferentes.

Para ser elegível para uma vaga de intercâmbio, você deverá ser oficialmente nomeado pelo Coordenador de Intercâmbio de sua instituição de origem.

Antes de se candidatar

Alguns currículos de mestrado no exterior podem ser equivalentes a cursos de bacharelado brasileiros, portanto, estudantes internacionais matriculados em cursos de graduação de instituições cujos currículos sejam estruturados de uma maneira diferente, portanto, assimétrica, tais como cursos de master de segundo ciclo, conforme os signatários do Tratado de Bolonha, podem ser orientados a cursar disciplinas na USP na graduação, preferivelmente, caso queiram apenas cursar disciplinas, porém não pretendem realizar quaisquer atividades de pesquisa sob supervisão de docente da USP (veja também Estrutura do Ensino Superior).

Observação: disciplinas de pós-graduação são credenciadas pelo período máximo de cinco anos, mas não são, necessariamente, regularmente oferecidas. Disciplinas são intimamente relacionadas às linhas de pesquisa em que se enquadram seus docentes responsáveis, que não necessariamente as ministram a cada semestre ou em semestres alternados. Caso você considere cursar disciplinas, note que o catalogo pode estar sujeito a mudanças, portanto, o contrato de estudo não será, necessariamente, uma versão definitiva, quando da fase de inscrição. O catálogo final é disponibilizado somente algumas semanas antes do início das aulas.

Duração do intercâmbio

O período de intercâmbio na USP pode durar até seis meses, prorrogáveis por mais seis meses, com o máximo de um ano de duração. Para que estudantes tenham acesso a todas as instalações e serviços disponíveis na USP, especialmente a descontos em restaurantes (bandejão) e transporte público na condição de aluno regularmente matriculado, o intercâmbio deverá durar, no mínimo, mais que três meses (91 dias em diante). Estudantes cuja estadia dure até três meses (90 dias), ou menos, são considerados alunos especiais e, portanto, terão acesso limitado às instalações e serviços disponibilizados na USP e no Estado de São Paulo.

Intercâmbio de Pesquisa

Estudantes de intercâmbio cujo objetivo seja realizar atividades de pesquisa na USP sob a orientador de um docente necessitarão de uma carta convite (ver abaixo seção sobre procedimentos de inscrição).

Estudantes em busca de um orientador podem verificar a lista completa de orientadores credenciados em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Orientadores > Listar orientadores por Área de Concentração, e filtrar as opções do catálogo de disciplinas por Faculdade/Escola/Instituto e, então, por Programa/Área de Concentração). Seus perfis acadêmicos e linhas de pesquisa poderão ser encontrados na página da(s) respectiva(s) Faculdades/Escolas/Institutos, geralmente no menu principal, Ensino > Pós-graduação). Pode-se, também, checar seus perfis acadêmicos completos na Plataforma Lattes. A Plataforma Lattes é o maior sistema de informação científica e banco de dados integrado mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para gerenciar informação sobre ciência, tecnologia e inovação, relacionadas a pesquisadores em atividade no Brasil.

Antes de entrar em contato com um(a) potencial orientador(a), o(a) estudante deve dedicar algum tempo para reunir o máximo de informação possível a respeito de seu trabalho. Ao contatá-lo(a), o(a) candidato(a) deverá ser preciso(a) seus próprios interesses de pesquisa, além de anexar um CV e um esboço de seu projeto de pesquisa/plano de trabalho. Estudantes que necessitem de ajuda para localizar um(a) orientador(a) poderão entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto ou com a Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Intercâmbio para Matrícula em disciplinas

O catálogo de disciplinas está disponível em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Catálogo de disciplinas > Listar Disciplinas Catalogadas por Área de Concentração). É possível filtrar as opções por Faculdade/Escola/Instituto e, então, por Programa/Área de Concentração, além de todos os detalhes de cada disciplina.

O catálogo final de disciplinas a serem oferecidas durante o semestre seguinte é disponibilizado em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Disciplinas Oferecidas > Listar Disciplinas Oferecidas por Área de Concentração. É possível filtrar as opções do catálogo de disciplinas por Faculdade/Escola/Instituto e, então, por Programa/Área de Concentração, além de checar os detalhes de cada disciplina, inclusive horários de turmas.

Programas, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Ao se candidatarem, será solicitado que os estudantes indiquem o Programa de Pós-Graduação, a respectiva Área de Concentração, e, se possível, a Linha de Pesquisa de interesse. Uma lista completa de Programas e Áreas de concentração está disponível em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Orientadores > Listar orientadores por Área de Concentração, e é possível filtrar os programas e Áreas de Concentração por Faculdade/Escola/Instituto, além de checar os docentes orientadores que estão nelas envolvidos. Uma ou mais Áreas de Concentração (linhas brancas) podem fazer parte de um Programa de Pós-graduação (linhas azuis). As Linhas de Pesquisa de potenciais orientadores são, normalmente, listadas na página na internet de cada departamento e estão relacionadas a um Programa específico e sua respectiva Área de Concentração.

Prazos para nomeação e submissão de inscrições

Os prazos listados abaixo são válidos somente para a nomeação de estudantes cujo principal/único objetivo seja a matrícula em disciplinas isoladas. Estudantes que queiram realizar apenas atividades de pesquisa podem ser nomeados(as) em fluxo contínuo:

1º Semestre (de fevereiro a junho): nomeação até 05 de outubro (estudantes devem submeter suas candidaturas até 15 de outubro);

2º Semestre (de agosto a dezembro): nomeação até 05 de maio (estudantes devem submeter suas inscrições até 15 de maio).

Quando da nomeação, os seguintes dados deverão ser informados por e-mail:

1 ) Nome completo do(a) estudante;

2 ) e-mail;

3 ) Nível de estudos na pós-graduação (se mestrado ou doutorado).

Procedimentos para submissão de inscrição

Uma vez nomeado(a) como estudante de intercâmbio pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio de sua Instituição de Ensino Superior de origem, você receberá um e-mail com instruções para completar sua inscrição, e lhe será solicitada a submissão dos seguintes documentos, independentemente do tipo de mobilidade (se para matrícula em disciplinas ou realização de pesquisa):

1 ) Formulário de inscrição (download do modelo);

2 ) Comprovante de matrícula em curso de pós-graduação na Instituição de Ensino Superior de origem (em mestrado ou doutorado ou equivalente);

3 ) CV;

4 ) Histórico Escolar de cursos anteriores de graduação (bacharelado) ou, caso se aplique, de pós-graduação;

5 ) Passaporte (página contendo os dados pessoais);

6 ) Foto recente (em formato .jpeg);

7 ) Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho*, que deverá conter: os períodos exatos da mobilidade pretendida, no formato dd/mm/aaaa; assunto/título da pesquisa; e descrição do projeto (objetivos, metodologia, resultados esperados e cronograma detalhado de execução para cada etapa da pesquisa, considerando aplicação de questionários, levantamento de dados, produção, modelos, revisões, análise, testes, apresentação de resultados, etc.);

8 ) Contrato de Estudos* (download  do modelo) – obrigatório apenas para estudantes se candidatando a matrícula em disciplinas;

9 ) Carta convite: obrigatória somente para estudantes que queiram realizar atividades de pesquisa na USP (uma página redigida por docente que aceite orientar a pesquisa de pós-graduação;

* estudantes que queiram se candidatar a uma combinação dos dois tipos de mobilidade (para matrícula em disciplinas e pesquisa) podem apresentar apenas o Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho e, então, escolher as disciplinas apenas após sua chegada, caso se aplique, contanto que o início do intercâmbio de pesquisa se dê antes do início das aulas.

Caso o(a) estudante seja aceito(a), receberá no endereço informado pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio na instituição de origem uma Carta de Aceite diretamente da própria Faculdade/Escola/Instituto anfitriã(o), não da Aucani. Também será enviada uma cópia digitalizada da Carta de Aceite por e-mail.

Requisitos de idioma

A maioria das disciplinas é oferecida na USP em língua portuguesa, somente. Portanto, o (a) estudante deverá ter conhecimentos suficientes do português (no mínimo o nível B1, de acordo com o QECR) para acompanhar as aulas. Não será exigido nenhum certificado de proficiência específico. Para informações sobre a disponibilidade de disciplinas possivelmente oferecidas em inglês, favor verificar https://uspdigital.usp.br/janus ou consultar o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto. Não há requisitos específicos de proficiência em idiomas para estudantes que queiram realizar apenas atividades de pesquisa, que poderão ser desenvolvidas na língua estabelecida em comum acordo entre o(a) orientador(a) e o(a) estudante aceito(a).

Informações sobre Visto

Em caso de aceite para um período de intercâmbio na Universidade de São Paulo (USP), o(a) estudante receberá uma Carta de Aceitação diretamente da Faculdade/Escola Instituto anfitriã(o). Para a solicitação do tipo de visto de estudante apropriado (VITEM IV), é obrigatória a apresentação do documento original em uma das Representações Diplomáticas Brasileiras no exteriorPTEN or ES.

Para estadias no Brasil inferiores ao período de três meses (90 dias), estudantes podem requerer o Visto de Visita.

Cidadãos do Mercosul podem solicitar matrícula na USP portando o Visto Mercosul. Entretanto, não estarão aptos a receber bolsas de estudo oferecidas por quaisquer agências de fomento ou instituições brasileiras, caso se aplique. Caso seja concedida uma bolsa de estudos no âmbito de um programa brasileiro, o(a) estudante deverá solicitar o visto de estudante VITEM IV.

Mais informações estão disponíveis em http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos

Seguro saúde

O(a) intercambista também deverá providenciar uma apólice de seguro saúde, ou equivalente, para matrícula após sua chegada. Estudantes devem contratar o seguro saúde em seus países de origem antes da viagem ao Brasil (a apólice deve cobrir o período integral de sua estadia no país). Estudantes internacionais poderão ter acesso ao sistema público de saúde apenas em casos de emergência.

Taxas

A USP é uma instituição pública estadual que aceita estudantes de intercâmbio sem quaisquer custos, exceto por alguns poucos cursos de verão, inverno e extensão (atualização, difusão, especialização, profissionalização, etc) que, quando não gratuitos, são ofertados a custos reduzidos.

Registro Nacional Migratório

O extinto Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), documento de identidade de longo prazo, emitido após regularização na Polícia Federal, foi substituído pela Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Visitantes deverão efetuar o registro no Departamento de Polícia Federal do Brasil dentro de 90 dias após a chegada ao país e solicitar seu CRNM – informação disponível apenas em português. Para maiores informações, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto anfitriã na USP.

Opções de acomodação e vida no campus

A USP não disponibiliza acomodação para estudantes de intercâmbio em nenhum de seus campi. A busca por acomodação deve ser realizada pelos próprios estudantes, de acordo com suas condições econômicas e interesses pessoais.

Para mais informações a respeito de alternativas para acomodação fora dos campi, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local de sua Faculdade/Escola/Instituto. Alternativamente, há algumas opções disponíveis em http://www.usp.br/internationaloffice/en/index.php/campus-life/housing

A USP possui restaurantes universitários para todos os estudantes. Diversos campi oferecerem transporte de ônibus gratuito. Maiores informações estão disponíveis no Manual dos Ingressantes.

Equipe de Mobilidade da Aucani

Para mais informações sobre intercâmbio na USP, entre em contato com o pessoal responsável pelo programa de intercâmbio com o país de sua instituição de ensino superior de origem:

África e Sul da Europamobility.area1@usp.br
América do Sul e Centralmobility.area2@usp.br
América do Norte, Caribe, Ásia e Oceaniamobility.area3@usp.br
Europa Oriental, Ocidental, do Norte e Centralmobility.area4@usp.br

————————-

Contatos das Unidades

Os estudantes estrangeiros de pós-graduação que queiram participar de intercâmbio na USP também poderão entrar em contato diretamente com o setor de pós-graduação da unidade de ensino pretendida.

Unidades de ensino e pesquisa

EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades

ECA – Escola de Comunicação e Artes

EE – Escola de Enfermagem

EEF – Escola de Educação Física e Esportes

EERP – Escola de Enfermagem– Ribeirão Preto

EP – Escola Politécnica

EESC – Escola de Engenharia – São Carlos

ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

EEL – Faculdade de Engenharia – Lorena

FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

FCF – Faculdade de Ciências Farmacêuticas

FCFRP – Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Ribeirão Preto

FD – Faculdade de Direito

FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

FEARP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade– Ribeirão Preto

FE – Faculdade de Educação

FFCLRP – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras– Ribeirão Preto

FFLCH – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

FM – Faculdade de Medicina

FMRP – Faculade de Medicina– Ribeirão Preto

FMVZ – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

FO – Faculdade de Odontologia

FOB – Faculdade de Odontologia – Bauru

FORP – Faculdade de Odontologia – Ribeirão Preto

FSP – Faculdade de Saúde Pública

FZEA – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

IAG – Instituto Astronômico e Geofísico

IAU – Instituto de Arquitetura e Urbanismo

IB – Instituto de Biociências

ICB – Instituto de Ciências Biomédicas

ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

IEE – Instituto de Eletrotécnica e Energia

IF – Instituto de Física

IFSC – Instituto de Física– São Carlos

IGC – Instituto de Geociências

IME – Instituto de Matemática e Estatística

IO – Instituto de Oceanografia

IP – Instituto de Psicologia

IQ – Instituto de Química

IQSC – Instituto de Química– São Carlos

IRI – Instituto de Relações Internacionais

MAC – Museu de Arte Contemporânea

MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia

MP – Museu Paulista

MZ – Museu de Zoologia