Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Pós-Graduação

Pós-graduação – Estudantes de mestrado e doutorado

Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) podem se inscrever no programa de intercâmbio para cursar disciplinas ou apenas realizar atividades de pesquisa. Uma combinação das duas modalidades de intercâmbio também é possível. Estudantes que queiram cursar disciplinas devem ser nomeados dentro dos prazos previstos, enquanto estudantes que queiram realizar apenas atividades de pesquisa podem ser aceitos em fluxo contínuo e, ademais, necessitarão de um orientador. Estudantes de pós-graduação devem ser nomeados apenas por e-mail. Não é necessária nomeação via Sistema Mundus, portanto, somente inscrições submetidas por estudantes de graduação podem ser recebidas por meio daquele sistema de nomeação/inscrição (ver seção abaixo sobre procedimentos para inscrição).

Note que se você estiver se candidatando diretamente por intermédio de um de nossos Escritórios de Relações Internacionais Locais de nossas unidades, sobretudo se houver um acordo de intercâmbio no nível departamental entre sua instituição de origem e a USP, você poderá receber instruções diferentes.

Para ser elegível para uma vaga de intercâmbio, você deverá ser oficialmente nomeado pelo Coordenador de Intercâmbio de sua instituição de origem.

Antes de se candidatar

Primeiramente, você deverá entrar em contato com o Coordenador de Intercâmbio (ou equivalente) de sua instituição de origem a fim de se informar sobre os procedimentos para candidatura a uma vaga de intercâmbio na USP. Para ser elegível, você precisará ser oficialmente nomeado por sua instituição.

Estudantes matriculados em programas de Master podem ser orientados a se matricular na USP preferivelmente em nível de graduação (ver também Estrutura de Ensino Superior na USP).

Observação: disciplinas de pós-graduação são credenciadas pelo período máximo de cinco anos, mas não são necessariamente regularmente oferecidas. Disciplinas são intimamente relacionadas às linhas de pesquisa em que se enquadram seus docentes responsáveis, que não necessariamente as ministram a cada semestre ou mesmo em semestres alternados. Caso você considere cursar disciplinas, note que o catálogo pode estar sujeito a mudanças, portanto, o ‘Contrato de Estudos’ não será, necessariamente, uma versão definitiva, quando da fase de inscrição. O catálogo final é disponibilizado somente algumas semanas antes do início das aulas.

Prazos para nomeação

Os prazos listados abaixo são válidos somente para a nomeação de estudantes cujo principal/único objetivo seja a matrícula em disciplinas isoladas. Estudantes que queiram realizar apenas atividades de pesquisa podem ser nomeados(as) em fluxo contínuo:

  • 1º Semestre (de fevereiro a junho): nomeação a partir de agosto até 05 de outubro;

  • 2º Semestre (de agosto a dezembro): nomeação a partir de março até 05 de maio.

Quando da nomeação, os seguintes dados deverão ser informados por e-mail:

  1. Nome completo do(a) estudante;

  2. e-mail;

  3. Nível de estudos na pós-graduação (se mestrado ou doutorado).

Prazos para submissão de inscrições
  • Intercâmbio no 1º semestre (de fevereiro a junho): submissão de inscrições a partir de agosto até 15 de outubro.

  • Intercâmbio no 2º semestre (de agosto a dezembro): submissão de inscrições a partir de março até 15 de maio.

Duração do intercâmbio

O período de intercâmbio na USP pode durar até seis meses, prorrogáveis por mais seis meses, com o máximo de um ano de duração. Para que estudantes tenham acesso a todas as instalações e serviços disponíveis na USP, especialmente a descontos em restaurantes (bandejão) e transporte público na condição de aluno regularmente matriculado, o intercâmbio deverá durar, no mínimo, mais que três meses (91 dias em diante). Estudantes cuja estadia dure até três meses (90 dias), ou menos, são considerados alunos especiais e, portanto, terão acesso limitado às instalações e serviços disponibilizados na USP e no Estado de São Paulo.

Intercâmbio de Pesquisa

Estudantes de intercâmbio cujo objetivo seja realizar atividades de pesquisa na USP sob a orientador de um docente necessitarão de uma carta convite (ver abaixo seção sobre procedimentos de inscrição).

Estudantes em busca de um orientador podem verificar a lista completa de orientadores credenciados em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Orientadores > Listar orientadores por Área de Concentração, e filtrar as opções do catálogo de disciplinas por Faculdade/Escola/Instituto e, então, por Programa/Área de Concentração). Seus perfis acadêmicos e linhas de pesquisa poderão ser encontrados na página da(s) respectiva(s) Faculdades/Escolas/Institutos, geralmente no menu principal, Ensino > Pós-graduação). Pode-se, também, checar seus perfis acadêmicos completos na Plataforma Lattes. A Plataforma Lattes é o maior sistema de informação científica e banco de dados integrado mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para gerenciar informação sobre ciência, tecnologia e inovação, relacionadas a pesquisadores em atividade no Brasil.

Antes de entrar em contato com um(a) potencial orientador(a), o(a) estudante deve dedicar algum tempo para reunir o máximo de informação possível a respeito de seu trabalho. Ao contatá-lo(a), o(a) candidato(a) deverá descrever com objetividade seus próprios interesses de pesquisa, além de anexar um Currículo Vitae e um esboço de seu projeto de pesquisa/plano de trabalho. Estudantes que necessitem de ajuda para localizar um(a) orientador(a) poderão entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto ou com a Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), escritório de relações internacionais central da USP.

Intercâmbio para Matrícula em disciplinas

O catálogo de disciplinas está disponível em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Catálogo de disciplinas > Listar Disciplinas Catalogadas por Área de Concentração). É possível filtrar as opções por Faculdade/Escola/Instituto e, então, por Programa/Área de Concentração, além de todos os detalhes de cada disciplina.

O catálogo final de disciplinas a serem oferecidas durante o semestre seguinte é disponibilizado em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Disciplinas Oferecidas > Listar Disciplinas Oferecidas por Área de Concentração. É possível filtrar as opções do catálogo de disciplinas por Faculdade/Escola/Instituto e, então, por Programa/Área de Concentração, além de checar os detalhes de cada disciplina, inclusive horários de turmas.

Programas, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Ao se candidatarem, será solicitado dos estudantes que indiquem o Programa de Pós-Graduação, a respectiva Área de Concentração, e, se possível, a Linha de Pesquisa de interesse. Uma lista completa de Programas e Áreas de concentração está disponível em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Orientadores > Listar orientadores por Área de Concentração, e é possível filtrar os Programas e Áreas de Concentração por Faculdade/Escola/Instituto, além de checar os docentes orientadores nelas estão envolvidos. Uma ou mais Áreas de Concentração (linhas brancas) podem fazer parte de um Programa de Pós-graduação (linhas azuis). As Linhas de Pesquisa de potenciais orientadores são, normalmente, listadas na página na internet de cada departamento e estão relacionadas a um Programa específico e sua respectiva Área de Concentração.

Como se inscrever

Uma vez nomeado(a) como estudante de intercâmbio pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio de sua Instituição de Ensino Superior de origem, o(a) estudante receberá um e-mail com instruções para completar sua inscrição, e lhe será solicitada a submissão dos seguintes documentos, independentemente do tipo de mobilidade (se para matrícula em disciplinas ou realização de pesquisa):

  1. Formulário de inscrição (download do modelo);

  2. Comprovante de matrícula em curso de pós-graduação na Instituição de Ensino Superior de origem (em mestrado ou doutorado ou equivalente);

  3. Curriculum Vitae;

  4. Histórico Escolar de cursos anteriores de graduação (bacharelado) ou, caso se aplique, de pós-graduação (mestrado);

  5. Passaporte (página contendo os dados pessoais);

  6. Foto recente (em formato .jpeg);

Além dos documentos listados acima (de 1 a 6), estudantes que queiram se matricular em disciplinas deverão submeter um

7 ) Contrato de Estudos* (download  do modelo) – obrigatório apenas para estudantes se candidatando a matrícula em disciplinas;

Além dos documentos listados acima (de 1 a 6), estudantes que queiram realizar pesquisa deverão submeter

8 ) Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho*, que deverá conter: os períodos exatos da mobilidade pretendida, no formato dd/mm/aaaa; assunto/título da pesquisa; e descrição do projeto (objetivos, metodologia, resultados esperados e cronograma detalhado de execução para cada etapa da pesquisa, considerando aplicação de questionários, levantamento de dados, produção, modelos, revisões, análise, testes, apresentação de resultados, etc.);

9 ) Carta convite emitida por docente que aceite orientar a pesquisa do(a) estudante (poderá ser um e-mail);

* estudantes que queiram se candidatar a uma combinação dos dois tipos de mobilidade (para matrícula em disciplinas e pesquisa) podem apresentar apenas o Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho e, então, escolher as disciplinas apenas após sua chegada, caso se aplique, contanto que o início do intercâmbio de pesquisa se dê antes do início das aulas.

Após a inscrição

As inscrições recebidas serão analisadas pela Aucani (USP International Office) e encaminhadas ao(s) Escritório(s) de Relações Internacionais Local(is) da(s) unidade(s) USP de acolhimento e serão objeto de análise individual em fluxo contínuo.

Como a USP opera de forma fortemente descentralizada, após o aceite, o Escritório de Relações Internacionais Local da Unidade Responsável enviará a Carta de Aceite diretamente ao endereço informado no momento da nomeação pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio (ou equivalente), que também receberá uma cópia da carta por e-mail.

A Aucani (Escritório Central) não emite cartas de aceite.

Requisitos de idioma

A maior parte das disciplinas é oferecida na USP em língua portuguesa, somente. Portanto, o (a) estudante deverá ter conhecimentos suficientes de língua portuguesa (no mínimo o nível B1, de acordo com o QECR) para acompanhar as aulas. Não será exigido nenhum certificado de proficiência específico. Para informações sobre a disponibilidade de disciplinas possivelmente oferecidas em inglês, verificar https://uspdigital.usp.br/janus ou consultar o Escritório de Relações Internacionais Local do(a) respectivo(a) Faculdade/Escola/Instituto.

Não há requisitos específicos de proficiência em idiomas para estudantes que queiram realizar apenas atividades de pesquisa, que poderão ser desenvolvidas na língua estabelecida em comum acordo entre o(a) orientador(a) e o(a) estudante aceito(a).

Outras informações importantes

Clique aqui para obter informações sobre vistos, seguro saúde, migração e acomodação e aqui para informações sobre os diferentes campi da USP.

Equipe de Mobilidade da Aucani

Para mais informações sobre intercâmbio na USP, entre em contato com o pessoal responsável pelo programa de intercâmbio com o país de sua instituição de ensino superior de origem:

África e Sul da Europamobility.area1@usp.br
América do Sul e Centralmobility.area2@usp.br
América do Norte, Caribe, Ásia e Oceaniamobility.area3@usp.br
Europa Oriental, Ocidental, do Norte e Centralmobility.area4@usp.br