Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Ações de fomento à internacionalização

Atenção! As solicitações encontram-se encerradas até a abertura do exercício orçamentário 2018, prevista para o dia 9 de janeiro de 2018.

Os auxílios financeiros da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional são de natureza complementar e têm por objetivo apoiar docentes da Universidade de São Paulo em ações que visem à internacionalização institucional ou possibilitem a ampliação das relações internacionais da Universidade. As linhas de auxílios abrangem as seguintes ações:

AÇÃO 1 – Auxílio Complementar – Vinda de Docentes e Pesquisadores Estrangeiros

Vinda de professor estrangeiro para atividades em Unidades da USP, que envolvam diretamente alunos de graduação e pós-graduação.

A solicitação deve ser encaminhada por um docente da USP.

AÇÃO 2 – Auxílio Complementar – Iniciativa Docente à Internacionalização Institucional

Visitas de docentes da USP para acompanhamento e/ou verificação da implantação das atividades de convênios vigentes e ainda, da fase final da negociação dos convênios de intercâmbio, envolvendo alunos da USP no exterior.

AÇÃO 3 – Auxílio Complementar – Projeto Internacionalização Institucional

Iniciativas que visem levantar recursos junto a organismos/universidades estrangeiras e que resultem no financiamento de intercâmbio para alunos da USP. Nesse caso, será exigido um projeto contendo objetivos, metas e ações, que explicite a contribuição para a internacionalização institucional, com documentação do histórico de atividades e negociações já mantidas e manifestação de endosso da instituição do exterior.

Normas para concessão de auxílios

1. A solicitação deverá ser encaminhada à Aucani com 60 dias prévios ao início das atividades, por meio de processo aberto pela Unidade;

2. O processo deve ser instruído com a documentação pertinente à ação, listada no final do formulário de solicitação de auxílio;

3. O valor concedido pela Aucani será remanejado à Unidade do docente, que ficará responsável pela execução das despesas aprovadas (pagamento de diárias ou compra de passagens), de acordo com os princípios da administração pública;

4. O auxílio financeiro será concedido apenas para docentes em exercício na Universidade. Portanto, não são elegíveis os docentes que no período da viagem/evento estejam aposentados, em férias, em licença-prêmio, licença maternidade, licença médica ou afastamento para outros fins;

5. É obrigatória a comprovação da contrapartida (recursos pleiteados e/ou obtidos de agências de fomento). O recurso aprovado somente será remanejado à Unidade após a comprovação de obtenção da contrapartida.

Acesse o Formulário de Solicitação de Apoio Financeiro.
Ações de fomento à internacionalização

E-mail: aucanifin@usp.br
Atendimento – (11) 3091-2406 (das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas)