Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Ações de fomento à internacionalização

Os auxílios financeiros da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional são de natureza complementar e têm por objetivo apoiar docentes da Universidade de São Paulo em ações que visem à internacionalização institucional ou possibilitem a ampliação das relações internacionais da Universidade. As linhas de auxílios abrangem as seguintes ações:

AÇÃO 1 – Auxílio Complementar – Vinda de Docentes Estrangeiros

Vinda de professor de IES estrangeira para atividades acadêmicas em Unidades da USP, que envolvam diretamente alunos de graduação e pós-graduação, para internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação. Requisito: o professor visitante deverá ministrar disciplina ou palestra em Programa de Pós-graduação da Unidade. A proposta deve contemplar ainda o histórico da cooperação acadêmica entre a Unidade e o professor/IES (mobilidade discente/docente, co-orientação, pesquisa conjunta).

A solicitação deve ser encaminhada por um docente da USP.

AÇÃO 2 – Auxílio Complementar – Iniciativa Docente à Internacionalização Institucional

Visita de docente da USP para implantação de atividades de convênios vigentes ou para finalização da negociação de convênio de cooperação envolvendo a mobilidade acadêmica internacional dos alunos da USP. Requisito: a proposta deve contemplar o estágio da negociação do convênio, o histórico da cooperação acadêmica entre a Unidade e a IES a ser visitada (mobilidade discente/docente, co-orientação, pesquisa conjunta), e motivação da viagem/interação presencial.

AÇÃO 3 – Auxílio Complementar – Projeto de Internacionalização Institucional

Submissão de projetos de cooperação à Agência de Fomento Internacional que visem financiar a mobilidade acadêmica internacional dos alunos USP. Requisito: a proposta deve conter informação sobre a Agência de fomento Internacional/Programa para o qual o projeto será submetido, recurso pleiteado, previsão do nº de intercâmbios de alunos USP, objetivos, metas e ações, que explicite a contribuição para a internacionalização institucional. Documentação do histórico de atividades e negociações já mantidas, com endosso da Diretoria da Unidade e instituição do exterior.

Normas para concessão de auxílios

1. A solicitação deverá ser encaminhada à Aucani com 60 dias prévios ao início das atividades, por meio de processo aberto pela Unidade, para apreciação pela comissão de avaliação;

2. O processo deve ser instruído com a documentação pertinente à ação, listada no final do formulário de solicitação de auxílio;

3. O valor concedido pela Aucani será remanejado à Unidade do docente, que ficará responsável pela execução das despesas aprovadas (pagamento de diárias ou compra de passagens), de acordo com os princípios da administração pública;

4. O auxílio financeiro será concedido apenas para docentes em exercício na Universidade. Portanto, não são elegíveis os docentes que no período da viagem/evento estejam aposentados, em férias, em licença-prêmio, licença maternidade, licença médica ou afastamento para outros fins;

5. É obrigatória a comprovação de contrapartida da Unidade e de fonte externa (recursos pleiteados e/ou obtidos de agências de fomento). O recurso aprovado somente será remanejado à Unidade após a comprovação de obtenção da contrapartida.

6. Em até 30 dias do término das atividades, a Diretoria da Unidade deverá encaminhar a prestação de contas financeira, assim como o relatório de atividades devidamente aprovado pelo Conselho do Departamento, com indicação dos resultados alcançados.

7. O valor concedido deve ser utilizado somente para a finalidade proposta. O uso indevido do recurso ensejará no ressarcimento do valor total à AUCANI pela Unidade.

Acesse o Formulário de Solicitação de Apoio Financeiro.

E-mail: aucanifin@usp.br
Atendimento – (11) 3091-2406 (das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas)