Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

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FAQ – Editais

 

1) PROCESSO SELETIVO

 

 

 

I.   Cada aluno poderá se candidatar em todos os editais que desejar, desde que tenha os requisitos exigidos;

II.  A avaliação de conhecimento de uma mesma língua exigida em diferentes editais poderá ser aplicada numa única data, sendo que a nota do candidato será aproveitada para todos os editais nos quais está inscrito.

 

III.  Cada aluno só poderá se candidatar em, no máximo, três Instituições estrangeiras constantes num mesmo edital;

IV.   O Plano de estudos que será anexado na sua inscrição deverá ser elaborado em Português e baseado na Universidade que é sua 1ª opção dentre as constantes no mesmo edital. Se aprovado, o estudante deverá entregar o documento original em Português e a tradução na língua da instituição de destino. Elabore, também, Planos de estudos baseados na sua 2ª opção e na sua 3ª opção, em Português e na língua da instituição de destino,  para que você tenha a documentação completa caso seja aprovado numa destas instituições. Lembre-se que, após a divulgação do resultado final, você poderá não ter tempo hábil para preparar a documentação.

 

I.    Elaborar um Plano de Estudos em Português e na língua da Universidade de destino. Caso necessário, a área do formulário para apresentação do Plano de Estudos pode ser extrapolada;

II.   É imprescindível solicitar orientação de um docente USP para elaborar este documento!

III.  Indique sucinta e claramente os seus objetivos pessoais e profissionais, assim como a motivação para realizar o pretendido intercâmbio. Indique uma lista de disciplinas que você pretende cursar na instituição de destino. Tais disciplinas podem não ser da sua habilitação mas devem estar vinculadas ao seu curso e ao seu plano de estudos (não deixe de levar em conta que você estará em um país estrangeiro, vivenciando uma situação diferente daquela na USP; não deixe de confirmar que as disciplinas são ministradas numa língua que lhe convém). Em caso de dúvida em relação aos créditos das disciplinas escolhidas, o candidato deverá consultar diretamente a instituição de destino;

IV.   Procure responder às seguintes perguntas: “Por quê você escolheu esta universidade de destino? Por quê você escolheu cursar as disciplinas indicadas? Qual será a contribuição que os estudos na instituição de destino adicionarão à sua formação acadêmica, profissional e  pessoal?”;

V.    O Plano de Estudos deve ser ASSINADO E CARIMBADO por seu coordenador de curso ou docente responsável (caso você não saiba quem é o Coordenador do seu curso, dirija-se à seção de alunos da sua unidade) ou pelo responsável acadêmico (professor do seu curso). Caso o professor não tenha carimbo, pode ser utilizado o do serviço de graduação;

 

I.    Faça diretamente na área de editais do site  https://sistemas.usp.br/mundus/ (área pública). Nesta inscrição deverão ser anexadas cópia do Plano de Estudos, em Português e baseado na 1ª opção de instituição estrangeira, devidamente assinado e carimbado, e cópia do passaporte (Os alunos que não estão com o passaporte em dia devem anexar uma cópia do protocolo de agendamento da Polícia Federal. As inscrições sem a cópia do passaporte ou protocolo de agendamento (com data de agendamento com menos de 7 (sete) dias antes da data da entrega da documentação final) serão automaticamente excluídas. Se aprovado, o candidato que enviou apenas o protocolo de agendamento tem até o dia da entrega da documentação final para apresentar o passaporte válido; caso contrário, o candidato será desclassificado.);

II.   As informações sobre proficiência em língua estrangeira, que é parte da inscrição online, são de preenchimento obrigatório.

III.  A documentação obrigatória para a inscrição é apenas a solicitada pelo respectivo edital;

IV.   Só serão aceitas as inscrições online realizadas dentro do período previsto no edital;

V.    Todos os prazos devem ser rigorosamente respeitados;

VI.   As inscrições somente serão validadas se a documentação estiver totalmente de acordo com o solicitado no edital. Inscrições incompletas não serão processadas.

VII.  Até o dia da prova de proficiência de língua, acompanhe o status da sua inscrição. Enquanto ‘Pendente’, a inscrição pode ser devolvida para alteração ou por estar incompleta. Se ‘Inscrito’, sua inscrição foi aceita.

 

É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO(A) ESTUDANTE NA AGÊNCIA USP DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NACIONAL E INTERNACIONAL para participar do processo seletivo na data prevista em edital, sendo que esta poderá ser alterada conforme a necessidade desta comissão. Será desclassificado o(a) candidato que não comparecer na data e hora marcada.

O processo seletivo ocorrerá em quatro  (4)  etapas:

 

I.    Avaliação de proficiência na língua da instituição estrangeira de destino  (caráter eliminatório). Será desclassificado o candidato que não comparecer na data e hora marcada. Quando exigido pelo edital, será obrigatória a entrega do certificado de proficiência em língua estrangeira específico até o dia da avaliação de conhecimento de língua (não podendo ser substituído por exame aplicado pela AUCANI);

II.    Avaliação acadêmica (classificatório): análise do desempenho acadêmico do candidato em relação aos demais alunos do seu curso;

III.   Entrevista: serão convocados para a entrevista os candidatos que tenham sido aprovado na pré-seleção, respeitando-se um máximo de 3 candidatos por vaga oferecida (será desclassificado o candidato que não comparecer na data e hora marcada);

IV.    Análise de candidatura pela universidade pretendida; informamos que a aprovação final dos candidatos selecionados ao término da etapa (3) do processo seletivo será realizada pelas universidades de destino.

 

2)   DOCUMENTAÇÃO  (deverá ser entregue na AGÊNCIA somente pelos alunos APROVADOS no edital)

 

Os alunos aprovados deverão entregar os documentos solicitados no edital, NA LÍNGUA DO PAÍS DA INSTITUIÇÃO DE DESTINO E TAMBÉM NA LÍNGUA PORTUGUESA, no dia útil seguinte ao da divulgação do resultado final na área de editais do site https://sistemas.usp.br/mundus . Caso não seja especificada no edital, a tradução é simples, elaborada pelo próprio estudante e, portanto, não necessitando ser juramentada. A seguir apresentamos uma lista de documentos solicitados com algumas recomendações para sua confecção:

i.     Plano de Estudos original, em Português e na língua da Instituição de Ensino de destino;

ii.    Histórico Escolar “SUJO” (com reprovações) recente, em português e na língua do país de destino. A versão em Português deve ser oficial, isto é, deve ser obtido junto à seção de alunos do seu curso. Você deve anexar também uma tradução na língua do país de destino. Esta tradução pode ser simples no caso de o edital não  exigir uma tradução juramentada;

iii.   Currículo pessoal em português e na língua do país de destino;

Elabore o seu currículo concentrando-se nas suas atividades acadêmicas (cursos, estágios, projetos de pesquisa, etc). Mencione prêmios ou menções honrosas recebidos. Explicite também suas experiências profissionais, conhecimentos de línguas estrangeiras, atividades extracurriculares, viagens e demais informações que julgar relevantes. Mencione resumidamente as viagens de estudos que você já realizou (indique sua duração). Não se esqueça de mencionar seu endereço, seus telefones de contato e e-mail;

iv.    Demais documentos solicitados. Fique atento caso o edital ou a instituição de destino exija outros documentos. Em caso de dúvida, o candidato deve se informar diretamente junto à instituição de destino.

 

INTERCÂMBIO

As dúvidas não esclarecidas por este documento serão respondidas exclusivamente pelo Fale Conosco do Sistema Mundus.