Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Mobilidade USP

Graduação

Existem duas formas de participar do Programa de Mobilidade Estudantil na Graduação:

1. Universidades estrangeiras conveniadas

Consulte no menu Convênios quais são as universidades estrangeiras conveniadas com a USP. Se a universidade de seu interesse for conveniada, a candidatura a uma vaga de intercambista será exclusivamente por meio de Edital – Processo Seletivo Intercâmbio, divulgado neste site.


2. Universidades estrangeiras não conveniadas

Se a universidade de seu interesse não for conveniada com a USP ou com a sua unidade de ensino, você poderá fazer, através da sua unidade de ensino, uma consulta individual à universidade estrangeira que poderá ou não aceitá-lo como intercambista. A Agência não atuará nessa situação. Caso seja interesse da unidade de ensino, esta deve gerenciar esse tipo de mobilidade, negociando a vaga individual diretamente com a instituição estrangeira de interesse. O aluno deve, portanto, procurar a unidade (por intermédio do escritório de Relações Internacionais local ou, no caso de inexistência desse, diretamente da Comissão de Graduação), entregando a documentação completa que consta nesta página em sua unidade, no intuito de obter a aprovação (sujeita a um dado número de critérios) da sua solicitação.


O aluno deve visitar a página eletrônica da universidade de destino, com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela.

Importante: a USP não tem convênios com instituições internacionais para o aprendizado de idiomas.

Os convênios acadêmicos internacionais são estabelecidos apenas por docentes. É importante salientar que o aluno pode procurar os docentes de sua unidade de ensino e demonstrar interesse por determinada universidade estrangeira. Se for de interesse da USP e da universidade estrangeira, o convênio poderá ser assinado.