Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Mobilidade USP

Como se candidatar

Graduação

O Programa de Mobilidade Acadêmica na Graduação permite ao aluno regularmente matriculado na Universidade de São Paulo cursar disciplinas em uma Instituição Estrangeira de Ensino Superior (Atenção, nem todo convênio acadêmico prevê vagas de intercâmbio).

Para este fim, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional determina as condições em que se efetivarão os intercâmbios por meio de editais.

Objetivos
  1. Possibilitar ao estudante o contato com diferentes correntes de pensamento, teorias
    e práticas científicas;
  2. Favorecer o contexto de compartilhamento, difusão e aprofundamento de
    informações e conhecimentos acadêmico-científicos;
  3. Incentivar à pesquisa.

Requisitos
  1. Ser aluno regularmente matriculado na graduação da USP
  2. Ter cursado ao menos 20% dos créditos totais do seu curso
  3. Satisfazer às exigências de sua unidade USP para realização de intercâmbios, além daquelas estabelecidas em edital.

Período de Intercâmbio
      Seis meses, podendo ser prorrogado para até dois anos, não ultrapassando 04 (quatro) semestres, conforme

Resolução CoG nº 4974/02


Documentos necessários (na língua do país da instituição de destino)
  1. Plano de Estudos com a indicação da Instituição Estrangeira na qual pretende participar do intercâmbio;
  2. Histórico Escolar Atualizado;
  3. Certificado de proficiência reconhecido internacionalmente conforme especificado em edital;
  4. Uma carta de recomendação fornecida por docente da USP (obtenha o modelo aqui).
  5. Cópia de passaporte válido (página onde consta a validade do documento).

Observação
    Consultar sempre o edital específico para verificar outras exigências. É importante que o aluno também visite a página eletrônica da universidade de destino, com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela.

Benefícios
  1. O convênio entre a USP e a instituição estrangeira garante apenas a isenção de taxas acadêmicas. Demais taxas são de responsabilidade do aluno;
  2. Em hipótese alguma, a USP ou tampouco a Agência USP Internacional arcam com as despesas pessoais ou de transporte do estudante durante seu período de intercâmbio.
  3. Eventuais programas de concessão de bolsas de intercâmbio poderão ser abertos. Para tanto, consultar editais específicos.

Prorrogação de intercâmbio

Uma eventual prorrogação de intercâmbio poderá ser pleiteada. Para tanto, o estudante deve encaminhar os documentos, abaixo relacionados, com 90 dias de antecedência do prazo final estabelecido para este fim pela instituição estrangeira (o estudante deve verificar esta data junto à instituição que o recebe):

  1. Apresentar um documento que explicite a possibilidade da universidade aceitá-lo como intercambista por mais um semestre (pode ser um email do escritório de Relações Internacionais da instituição estrangeira) sem o comprometimento das vagas negociadas com a USP para o mesmo ano acadêmico;
  2. Documento oficial constando as disciplinas em que está matriculado;
  3. Novo plano de estudos justificando o pedido de prorrogação do período de intercâmbio e as novas disciplinas que pretende cursar;
  4. A documentação, assim que recebida, será analisada por esta Agência e, posteriormente, encaminhada para análise da respectiva Unidade de Ensino/USP do estudante. Somente após estas análises será dado um parecer sobre o pedido de prorrogação do intercâmbio.

Atenção, Unidades de Ensino

- Convênios simplificados para reconhecimento mútuo poderão ser firmados de acordo com os trâmites normais dos convênios com a Instituição Estrangeira de Ensino Superior, indicando os cursos particulares para intercâmbio de estudantes, já que não existem implicações financeiras. O convênio isenta o aluno apenas das taxas escolares, mas não financia as despesas de passagem aérea nem de estadia. Os convênios deverão ser formalizados pelas duas Universidades.

- Para revalidar os créditos obtidos em disciplinas obrigatórias, o programa de disciplinas com o conteúdo e a carga horária da Instituição Estrangeira de Ensino Superior deverá ser submetido à Comissão de Graduação da Unidade. Os alunos devem apresentar o certificado de aprovação das disciplinas.

- A revalidação dos créditos obtidos em disciplinas optativas será automática, desde que a Instituição Estrangeira seja credenciada e tenha aprovação prévia da Unidade. Caso contrário, ou seja, se a Instituição Estrangeira não estiver credenciada, a revalidação dependerá de aprovação da Comissão de Graduação. O aluno deverá mencionar a disciplina da Instituição Estrangeira de Ensino Superior, comprovando sua carga horária, e indicar a disciplina equivalente da USP. Os alunos devem apresentar o certificado de aprovação das disciplinas.


Dúvidas Gerais

Confira o FAQ para dúvidas gerais.


Bolsas Mérito

Para estes casos, é necessário ainda obter a Declaração de Indicação para Intercâmbio. Acesse o arquivo Declaração de Intercâmbio_2016.