Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

Mobilidade USP

Instruções Gerais

 

A Reitoria e Unidades USP mantêm convênios acadêmicos com diversas instituições de ensino superior estrangeiras e, através dessas cooperações, são negociadas vagas para intercâmbio de estudantes das instituições envolvidas.

 

1. VAGAS de intercâmbio negociadas através dos convênios vigentes usualmente oferecem isenção de taxas acadêmicas para os selecionados.

• A AUCANI (Reitoria) gerencia os convênios gerais USP, isto é, cooperações que normalmente abrangem mais que uma área do conhecimento. Vagas oferecidas através dos editais tipo “Intercâmbio”, usualmente publicados duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Exemplo: Edital 691.

• As Unidades USP gerenciam os convênios da própria Unidade. Vagas oferecidas em editais tipo “Edital Unidade“.

 

2. BOLSAS para intercâmbio são oferecidas para alunos que tenham obtido VAGA pela AUCANI ou pela Unidade USP de origem. Tipos de bolsas usualmente oferecidas:

• USP:

- No 1º semestre são distribuídas cotas de bolsas por Unidade USP. Exemplo: Edital 630.

- No 2º semestre são oferecidas bolsas remanescentes do 1º semestre e não é prevista a distribuição de cota por Unidade USP. Exemplo: Edital 697.

- No 1º semestre são oferecidas bolsas sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP. O detalhamento para obtenção de vaga é apresentado em edital. Exemplo: Edital 665.

Santander – sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com o Santander Universidades:

 

3. VAGAS + BOLSAS são oferecidas através de convênios em que a vaga com isenção de taxas acadêmicas é vinculada a um benefício financeiro. Exemplo:

Parcerias Estratégicas – oferecidas usualmente duas vezes ao ano, no início de cada semestre, e sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência). Exemplo: Edital 690.
Erasmus – sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com IES da Comunidade Europeia. Exemplo: Edital 711.
UAM – sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com a Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Exemplo: Edital 692.

________________________________________

Os oferecimentos são estabelecidos de acordo com as políticas de cooperação internacional vigentes à época da publicação de cada edital. Assim, possíveis alterações são observadas nas diferentes publicações, fazendo com que os editais passados sirvam apenas como referência para conhecimento de possíveis critérios de seleção ou benefícios oferecidos.

________________________________________

Período de Intercâmbio

Até seis meses, podendo ser prorrogado para até 1 ano, no caso de intercâmbio regular, e não ultrapassando 04 (quatro) semestres, no caso de intercâmbio de Duplo Diploma, conforme Resolução CoG nº 4974/02.

________________________________________

Prorrogação de Intercâmbio

Uma eventual prorrogação de intercâmbio poderá ser pleiteada. Para tanto, o estudante deve encaminhar os documentos, abaixo relacionados, com 90 dias de antecedência do prazo final estabelecido para este fim pela instituição estrangeira (o estudante deve verificar esta data junto à instituição que o recebe):

1. Apresentar um documento que explicite a possibilidade da universidade aceitá-lo como intercambista por mais um semestre (pode ser um email do escritório de Relações Internacionais da instituição estrangeira) sem o comprometimento das vagas negociadas com a USP para o mesmo ano acadêmico;

2. Documento oficial constando as disciplinas em que está matriculado;

3. Novo plano de estudos justificando o pedido de prorrogação do período de intercâmbio e as novas disciplinas que pretende cursar;

4. A documentação, assim que recebida, será analisada por esta Agência e, posteriormente, encaminhada para análise da respectiva Unidade de Ensino/USP do estudante. Somente após estas análises será dado um parecer sobre o pedido de prorrogação do intercâmbio.

________________________________________

Dúvidas? Consulte a CRInt de sua Unidade USP de origem.