Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Mobilidade USP

Média normalizada por turma

Média Normalizada por Turma

 

A Média Normalizada por Turma (MNT) é comumente adotada pela AUCANI como um dos critérios para seleção de estudantes de graduação em seus diversos editais.

Enquanto a média normalizada (simples) considera a média dos alunos em relação a média geral dos alunos em seu curso (visto como um todo), a média normalizada por turma repete este processo, mas considerando os alunos em cada disciplina, na turma em que a cursou.

A AUCANI entende que este método é mais justo para fins comparativos entre alunos da USP, face às naturais variações que existem  entre médias em diferentes escolas, cursos e turmas. E desta forma serve melhor como instrumento para classificação de todos os candidatos que participam dos nossos processos seletivos. 

1. O cálculo da Média Normalizada do aluno por Turma (MNT) se resume na seguinte fórmula:

Onde

  = somatória das Disciplinas Concluídas (DC) do aluno;

NA = Maior nota do Aluno na turma da disciplina (entre primeira e segunda avaliações);

MT = Média simples das Notas de toda a Turma na Disciplina;

σMT = Desvio Padrão das notas da Turma na Disciplina;

TCC =  Numero total de Créditos Concluídos do Aluno;

CD = Número de Créditos da Disciplina.

 

2. Entende-se por ‘Turma’ cada oferecimento de determinada disciplina codificado no Sistema JúpiterWeb em função de docente responsável, horário, código e tipo (se téorica e/ou prática). Os dados da Turma podem ser consultados no Sistema JúpiterWeb no semestre de oferecimento da disciplina a que está vinculada (consulta por sigla da disciplina, parte do nome da disciplina ou por Unidade de Ensino.

 

3. Esse método contempla o mérito acadêmico e torna relativa a nota do estudante em sua própria turma, permitindo a comparação de alunos de diferentes turmas, áreas e cursos em uma base normalizada.

 

4. A média normalizada por turma é calculada apenas para estudantes que tenham concluído, ao menos, dois semestres de seu curso (vínculo) atual. Se e somente se sua média for 0,0000 (zero), favor entrar em contato pelo Fale Conosco (Assunto Editais > Intercâmbio) e informe seu número USP.

 

5. Quando da solicitação do cálculo da média normalizada por turma, a base de cálculo considerada serão somente as notas consolidadas até o semestre mediatamente anterior, ou seja, referentes ao penúltimo semestre em relação ao momento em que se solicita o cálculo. As notas eventualmente atribuídas no semestre corrente e no último semestre encerrado são desconsideradas para fins de cálculo da média normalizada por turma.