UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Centro de Estudos para Iberoamérica (IAZ) promove programa de bolsas

A fundação do Centro de Estudos para Iberoamérica (IAZ) procura fortalecer os contatos de pesquisa entre a Alemanha e os países da Península Ibérica e América Latina e, sobretudo, estabelecer redes de jovens cientistas das áreas de Ciências Humanas. Nesse sentido, existe, desde 2012, o programa de bolsas de estudos IAZ – Santander Universidades, dirigido a jovens cientistas dos campos de Linguística, Tradução e Literatura, dando a eles a oportunidade de uma estadia de pesquisa com duração de até três meses em uma universidade no exterior.

As bolsas do IAZ do tipo Förderlinie I (linha de financiamento I) estão destinadas principalmente para doutorandos das áreas acima citadas, vindos da América Latina, Espanha e Portugal para uma estadia de pesquisa na University of Heidelberg (Alemanha). As bolsas do IAZ do tipo Förderlinie II estão destinadas aos doutorandos da Universidade de Heidelberg nas faculdades das áreas referidas, que planejem uma estadia de pesquisa em um país da Península Ibérica ou da América Latina. Em 2013, passa a existir um novo tipo de bolsa, Förderlinie III, destinada exclusivamente a pós-doutorandos de universidades brasileiras e recém-formados nas áreas de Linguística e Tradução. Inscrições até 16 de junho.

Veja mais informações pelo site: http://www.uni-heidelberg.de/fakultaeten/neuphil/iask/sued/iaz/bolsas.html