UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Chamada para Cátedras de professores convidados no IHEAL 2014-2015

Até o dia 06 de dezembro de 2013, estarão abertas inscrições para as cátedras de professores convidados do Institut des Hautes Etudes de l’Amérique latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, França, para o período 2014-2015.

Podem se candidatar professores pesquisadores com título de doutorado, de diferentes nacionalidades (América do Norte, América do Sul, Europa), especializados no estudo das sociedades latinoamericanas e vinculados a universidades dessas regiões. O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estadia na instituição.

O IHEAL privilegia as candidaturas para estadas longas de um semestre (4 a 5 meses, de setembro a janeiro ou de fevereiro a junho) ou de um ano, possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Será dada atenção especial aos seguintes temas:
• Economia do desenvolvimento
• Relações Internacionais
• História da América latina no século XX : Países andinos, América Central, Caribe
• Sociologia o Antropologia do desenvolvimento rural
• Novas Tecnologias de Informação

Para informações sobre as cátedras, requisitos e processo de seleção, acesse o edital abaixo ou o site http://www.iheal.univ-paris3.fr/pt-br/node/302

Em português – IHEAL – Chamada_PT – 2014
Em francês – IHEAL – AppelChaires_FR – 2014