UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

DAAD oferece mais oportunidades de estudo na Alemanha

Foram abertas as inscrições para três programas de bolsas do DAAD: o Programa Winterkurs, para alunos de graduação e mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Boa Governança (PPGG).

Programa Winterkurs – até 17.06.2013

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas destinadas ao Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs), que ocorre em janeiro e fevereiro de 2014 em universidades da Alemanha. O prazo para submeter a candidatura é 17 de junho de 2013. Estão aptos a concorrer os estudantes com conhecimento intermediário de alemão – B2 para estudantes de Letras/Alemão e B1 para os demais –, coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8 e que tenham cursado no mínimo o sexto semestre no momento da viagem. Os demais requisitos e a documentação necessária para realizar a inscrição estão especificados no site do DAAD. A bolsa é de 2850 euros. Com este valor, o bolsista cobre as despesas do curso de alemão, de alojamento, passagem aérea e alimentação. Há ainda seguro-saúde, custeado pelo DAAD. Os cursos são oferecidos nas cidades de Freiburg, Essen, Leipzig e Düsseldorf.

Acesse o edital: http://www.daad.org.br/pt/18311/index.html

Programa de Pós-graduação em desenvolvimento sustentável – até 31.07.2013

Interessados em se candidatar a bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha nas áreas de desenvolvimento sustentável já podem acessar o roteiro de inscrição e a lista de cursos no site do DAAD. As inscrições devem ser encaminhadas, preferencialmente, para as universidades que oferecem os cursos, seguindo o respectivo cronograma. Para aqueles que preferirem enviar a documentação ao DAAD, o prazo é 31 de julho de 2013. O programa, anteriormente chamado de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento, destina-se a jovens graduandos que tenham dois anos de experiência profissional. Ressalta-se que o programa não é para recém-graduados. Nesta edição, são oferecidos 36 cursos de master em diferentes áreas e três em nível de doutorado.

Acesse o edital: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Programa de pós-graduação PPGG – até 31.07.2013

O programa de bolsas de estudos de pós-graduação em Políticas Públicas e Boa Governança do DAAD recebe inscrições até 31 de julho de 2013. As bolsas destinam-se exclusivamente aos cursos oferecidos por oito universidades alemãs. O programa é voltado a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia ou áreas afins, com alguma experiência e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança. É indispensável a comprovação de bons conhecimentos de inglês.

Acesse o edital: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Além dos programas do DAAD, também recebem candidaturas as seguintes seleções de bolsas de estudos:

BGHS Visiting Fellowships – até 15.06.2013

A Bielefeld Graduate School in History and Sociology oferece duas bolsas de estudos com duração de quatro a seis meses para doutorandos estrangeiros das áreas de história, sociologia, ciências políticas e antropologia social para o semestre de inverno 2013/2014 (de 1º de outubro a 31 de março de 2014). Financiada pela Excellence Initiative, a BGHS resulta de uma cooperação entre o Departamento de História e a Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld. A bolsa inclui valor mensal de 1.200 euros e custos de viagem, caso sejam solicitados. As candidaturas devem ser enviadas até 15 de junho de 2013. O regulamento está disponível em: www.uni-bielefeld.de/bghs. Informações pelo e-mail: application-bghs@uni-bielefeld.de.

Green Talents – até 9.06.2013

Estão abertas as inscrições para o concurso Green Talents – O Fórum Internacional para Grandes Talentos em Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Até 9 de junho serão aceitas candidaturas de jovens pesquisadores das áreas de desenvolvimento sustentável. Os 25 candidatos premiados visitarão a Alemanha por duas semanas, conhecendo instituições de pesquisa alemãs de excelência e recebendo informações em primeira mão sobre a pesquisa na área de sustentabilidade no país. Em 2014, os “Green Talents” serão convidados a voltar à Alemanha para uma estadia de pesquisa de até três meses, ganhando novas experiências em um ambiente inspirador. Na última edição, o brasileiro Antônio Otávio de Toledo Patrocínio, professor assistente de química inorgânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi um dos escolhidos. http://www.greentalents.de/