UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Programa Global de Escolas de Verão do CERN virá pela 1ª vez para América do Sul

A 4ª Edição da Escola Internacional de Verão em Processamento Inteligente de Sinais será realizada na Universidade de São Paulo, nos seus Institutos de Física, de Matemática e Estatística e no de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, na Escola Politécnica e na Faculdade de Medicina, entre os dias 23 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017.

Tendo em vista o sucesso das últimas três escolas nesta série, anteriormente sediadas na Europa (Oxford-2013, Paris-2014, Hamburgo-2015), a 4ª edição de um novo programa global de Escolas de Verão anuais, abrangendo toda a cadeia de processamento de sinais para o desenvolvimento de instrumentos do século 21, virá para a América do Sul.

Esta escola está focada nas mais avançadas tecnologias nas áreas de semicondutores, tecnologias submicrônicas profundas e 3D, empacotamento avançado e redes de interconexão, telecomunicações, processamento de sinais em tempo real, filtragem e computação de alto desempenho. Estes sofisticados esquemas de processamento de sinais são regidos pelas demandas dos novos domínios da Física a serem explorados.

A programação compreenderá palestras e aulas práticas de laboratório em uma variedade de aplicações interdisciplinares, desde a exploração do Universo distante, imageamento médico do corpo humano, até a exploração do mundo das partículas elementares.

Experts da academia e indústria compartilharão suas percepções sobre desenvolvimentos tecnológicos e apresentarão apanhados científicos, incluindo aulas práticas de laboratório que envolverão demonstrações e aulas em nível de pós-graduação em ciência e tecnologia. As aulas de laboratório servirão de treinamento complementar às palestras. Esta dinâmica promoverá uma troca amigável e colaborativa entre alunos, palestrantes e tutores.

O público-alvo é formado de alunos de mestrado (M.Sc.) doutorado (Ph.D.), pós-doutorado, engenheiros e físicos.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro de 2017.

Mais informações: http://www.usp.br/ime/infieri2016

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP