Universidade de São Paulo - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Universidade de São Paulo

USP iFriends

Para melhor visualização, clique na imagem

USP iFriends é um programa de voluntariado criado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, em 2011, e que tem como intuito integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária.

Esta aproximação dos intercambistas será conduzida pelo Amigo USP, aluno regular de graduação da USP.


O que é um Amigo USP?

É um aluno de graduação regularmente matriculado na USP que voluntariamente se dispõe a colaborar na recepção do intercambista.


Como me torno um Amigo USP?

Se você é aluno de graduação, cadastre-se via Sistema JupiterWeb, no item de menu “Programa USP iFriends”.

Suas respostas serão armazenadas no nosso banco de dados e você poderá consultar uma lista de intercambistas interessados em ter um Amigo USP. Ao selecionar um intercambista, você se torna seu Amigo USP e tem acesso ao contato do intercambista. Ao mesmo tempo, será enviado a ele um e-mail automático com as suas informações de contato. Após a inscrição no Jupiterweb, você também poderá juntar-se ao nosso grupo no Facebook: USP iFriends. Caso você seja aluno de pós-graduação e queira fazer parte do programa, contate-nos pelo email ifriends@usp.br ou via Facebook, na página https://www.facebook.com/usp.ifriends.


Sou intercambista de graduação e desejo ter um Amigo USP

Se você é um intercambista de graduação, inscreva-se no Programa USP iFriends ao preencher o formulário de candidatura à mobilidade no Sistema Mundus. Os alunos de graduação USP também fazem a inscrição na edição do programa (que se inicia ao final de cada semestre letivo, previamente à chegada de intercambistas no início do semestre subsequente), e escolhem os intercambistas que podem ajudar. Quando alguém se tornar seu Amigo USP, você receberá um e-mail contendo as informações e contatos desse aluno para que vocês iniciem uma conversa.
Após a inscrição no programa, junte-se também ao nosso grupo no Facebook USP iFriends.
Caso você seja intercambista de pós-graduação e queira fazer parte do programa, contate-nos pelo email ifriends@usp.br ou via Facebook, na página: https://www.facebook.com/usp.ifriends.


Para o aluno USP, quais são as vantagens de se ter um iFriend?

Não é mais necessário viajar para ter uma experiência internacional. A Universidade de São Paulo recebe milhares de estudantes estrangeiros por ano, o que significa, entre outros fatores, oportunidades para praticar outros idiomas, fazer novas amizades, conhecer de perto outras culturas, bem como ter contato com estudantes de universidades estrangeiras.


Quais são as atividades do Amigo USP?

AEROPORTO – recepcionar ou encontrar maneiras de orientar o intercambista a se localizar na cidade e a encontrar seu destino (o hostel ou moradia definitiva). Caso o Amigo USP não possa buscar o intercambista no aeroporto, deverá orientá-lo até o local desejado. Os trajetos até os campi da USP estão descritos no Guia para o Estudante e Pesquisador Estrangeiro, elaborado pela Agência USP Internacional.

MORADIA – auxiliar o intercambista na busca por alojamento, já que o Amigo USP conhece melhor a cidade e os lugares mais indicados para se morar, levando em conta preços e outros fatores.

LEGALIZAÇÃO DA ESTADIA – auxiliar o intercambista no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos. O aluno estrangeiro tem um mês para regularizar seu status no Brasil. Após este prazo, incidirá uma multa por cada dia de atraso. É aconselhável que o Amigo USP acompanhe o intercambista à Polícia Federal e o ajude na questão da documentação, uma vez que o site da Polícia Federal está disponível apenas em português. Para mais informações, consulte nosso manual de orientação para emissão do RNE: (1) versão em português; (2) versão em inglês.

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA – auxiliar o intercambista em questões acadêmicas e práticas na Unidade e na USP: fornecer orientações sobre disciplinas, professores, bibliotecas, Centro Acadêmico, Atlética, sala pró-aluno, wi-fi, xerox, Circular, CEPEUSP, entre outros.

IDIOMA – auxiliar o estrangeiro com a língua portuguesa.

INTEGRAÇÃO CULTURAL – indicar opções em questões práticas, como ensiná-lo a usar o transporte público, ir ao banco, aos correios, comprar um chip de celular. Além disso, acompanhá-lo em eventos culturais: cinemas, exposições, teatros, festas, entre outros. Essas atividades de integração favorecerão a adaptação do intercambista à cultura e ao cotidiano brasileiro rápida e proveitosamente.


Dúvidas

Entre em contato pelo e-mail ifriends@usp.br ou via Facebook, na página https://www.facebook.com/usp.ifriends.