Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Atividades

Alunos regularmente matriculados na USP se dispõem, voluntariamente, a colaborar na recepção de intercambistas.

Sugerimos algumas atividades para atender as principais demandas de intercambistas que vão desde questões fundamentais relacionadas à sua chegada (como aeroporto, moradia, legalização de estadia junto à Polícia Federal) até mesmo orientações acadêmicas, idiomas, integração cultural e aspectos rotineiros (transporte público, bancos, supermercados, etc).

A AUCANI disponibiliza materiais de apoio com informações gerais sobre a USP e seus campi, (incluindo localização e referencias para deslocamento) e também sobre vistos e legalização de estadia. Confira em http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/midia/downloads/ (materiais recomendados: International Guide, Mini Guias dos Campi da USP, Campus-Guide dos Campi da USP, Note for visitors, USP Guide for Visa).

 

Atividades sugeridas para Alunos USP

• AEROPORTO – recepcionar intercambista no aeroporto ou fornecer orientações sobre deslocamentos para chegada ao destino desejado (cidade; hotel/moradia)
(há opções de trajetos até os campi da USP descritos nos guias elaborados pela AUCANI disponíveis em http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/midia/downloads/)

• MORADIA – fornecer dicas, contatos ou ideias para busca de moradia; considerando que alunos USP conhece mais a cidade e consegue então indicar melhores lugares para se morar, levando em conta preços e outros fatores

• LEGALIZAÇÃO DA ESTADIA – auxiliar o intercambista no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos. O aluno estrangeiro tem um mês para regularizar seu status no Brasil. Após este prazo, incidirá uma multa por cada dia de atraso. É aconselhável que o Amigo USP acompanhe o intercambista à Polícia Federal e o ajude na questão da documentação, uma vez que o site da Polícia Federal possui parte do conteúdo disponível apenas em português. Para mais informações sobre a Carteira de Registro Nacional Migratório, acesse - http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/cedula-de-identidade-de-estrangeiro. (Sempre que necessário, busque mais informações junto ao escritório local de sua unidade)

• ORIENTAÇÃO ACADÊMICA – auxiliar o intercambista em questões acadêmicas e práticas na Unidade e na USP: fornecer orientações sobre disciplinas, professores, bibliotecas, Centro Acadêmico, Atlética, sala pró-aluno, wi-fi, xerox, Circular, CEPEUSP, entre outros.
(materiais de apoio sugeridos: International Guide, demais Guias e Note for visitors, disponíveis em http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/midia/downloads/ )

• IDIOMA – auxiliar o estrangeiro com a língua portuguesa.

• INTEGRAÇÃO CULTURAL – indicar opções em questões práticas, como ensiná-lo a usar o transporte público, ir ao banco, aos correios, comprar um chip de celular. Além disso, indicar ou acompanhá-lo em eventos culturais: cinemas, exposições, centros culturais, teatros, festas, entre outros. Essas atividades de integração favorecerão a adaptação do intercambista à cultura e ao cotidiano brasileiro rápida e proveitosamente (sugestões de museus e centros culturais em International Guide,  disponível em http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/midia/downloads/)