Home » 1080 (21 a 27.09.2015), Comunidade, Notas

Pela 4ª vez, USP é a melhor no ranking da Folha

Publicado por thiagocastro96@gmail.com - Monday, 21 September 2015

A USP foi considerada, pela quarta vez consecutiva, a melhor universidade do Brasil pelo Ranking Universitário Folha (RUF), publicado pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 14. Criado em 2012, o RUF avalia 192 universidades brasileiras, 97 públicas e  95 privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado de trabalho, internacionalização e inovação. Desses cinco indicadores, a USP lidera três – Pesquisa, Mercado e Inovação. No item qualidade de ensino, a USP obteve 29,96 pontos (do total de 32 pontos) e, em internacionalização, 3,71 pontos (do total de 4). Na soma geral de todos os critérios, a Universidade obteve 96,94 dos 100 pontos possíveis.

O segundo lugar ficou com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a terceira colocação, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em quarto lugar e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em sexto.

Também foi divulgada a classificação dos melhores cursos de graduação do País. Nesse quesito, a USP aumentou o número de primeiras colocações nas 40 áreas de graduação consideradas, passando de 20 para 29. Em outras sete áreas, a USP ficou em segundo lugar e, em uma delas, obteve a terceira colocação.

A lista completa das universidades pode ser consultada na página do ranking (http://ruf.folha.uol.com.br/2015/ranking-de-universidades).

Já no ranking QS World University, divulgado também no dia 14, a USP foi classificada em 143º lugar, e é a única instituição brasileira a figurar entre as 150 melhores do mundo. No topo da lista ficaram o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, do Reino Unido. “Os bons resultados da USP vêm se repetindo nas diferentes e independentes classificações”, comemora o reitor Marco Antonio Zago.

A lista completa das universidades pode ser consultada na página do QS World University (http://www.topuniversities.com).