Home » 1080 (21 a 27.09.2015), Comunidade

Uma questão de inclusão

Publicado por andremcdg@gmail.com - Monday, 21 September 2015

Biblioteca da USP de Ribeirão Preto recebe kit de acessibilidade para deficientes visuais, oferecido gratuitamente também para a população em geral

RITA STELLA

De Ribeirão Preto

A Biblioteca Central da USP de Ribeirão Preto (BCRP) acaba de receber o primeiro dos três kits de acessibilidade para o deficiente visual que a USP coloca à disposição da comunidade. Outros dois serão instalados, nos próximos dias, nas bibliotecas da Faculdade de Educação (FE) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ambas em São Paulo.

sss

O kit de acessibilidade para deficientes visuais instalado na Biblioteca Cenral do Campus de Ribeirão Preto: reprodução de texto impresso em áudio / Foto: Divulgação PUSP-RP

O kit consiste de três equipamentos. O principal deles é uma espécie de scanner, com uma câmera fotográfica acoplada, que digitaliza o texto do livro ou revista, manda a imagem para um monitor (tela de computador) e reproduz em áudio o texto impresso. Além da tela e do scanner com câmera, o equipamento também disponibiliza uma linha em braile.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento e Inovação do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, Anderson de Santana, explica que se trata de um equipamento de fácil operação, oferecendo todas as instruções de utilização em áudio e disponível para leituras em diversas línguas. O usuário pode ainda fazer uma cópia de sua pesquisa, gravando-a num pen-drive, para depois ouvi-la novamente em um leitor para deficiente visual.

Trata-se de um equipamento importado de alta durabilidade. Cada kit tem custo aproximado de R$ 16 mil. Como lembra a chefe do Departamento Técnico do Sibi, Maria Crestana, colocar esse kit em operação “permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo das bibliotecas da USP, o que sempre foi uma preocupação do Sibi”.

Acessibilidade – A escolha de Ribeirão Preto para a instalação do primeiro kit se deu em razão de a cidade possuir o maior campus da USP fora da capital e por causa da grande demanda, já que possui a Biblioteca Central, responsável pelo atendimento de todas as faculdades do campus.

O aparelho já em uso em Ribeirão Preto: também em braile

A mobilização dos responsáveis técnicos pela BCRP, segundo os chefes do Sibi, também jogou a favor da cidade. Para Paula de Oliveira Moraes, chefe da BCRP, e Maria Crestana, a responsável técnica pelo Sibi, essa é uma “questão de acessibilidade: ser inclusivo”.

O novo serviço atende o público interno e também a população em geral, gratuitamente, como os outros serviços da BCRP. Basta comparecer ao campus da USP de Ribeirão Preto (avenida Bandeirantes, 3.900), das 8h às 21h45, de segunda a sexta-feira, durante o período letivo. Nas férias, a biblioteca abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45.

A entrega do equipamento à BCRP aconteceu no dia 2 de setembro, com a presença de autoridades da USP ligadas ao Sibi e professores estudiosos da inclusão. Entre eles, o professor da FMRP José Alexandre Crippa, que é membro do Conselho Supervisor do Sibi, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP Hamilton Cabral, presidente da Comissão Assessora da BCRP, e a professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Ana Claudia Lodi, especialista em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e pesquisadora da área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior.