ano XVII no. 585
18 a 24 de fevereiro
  [Opinião] [Especial] [Cultura] [Pesquisa] [Universidade] [Vamos] [Arquivo] [Créditos]    

Violência encurta expectativa de vida
As conquistas do Brasil na área da saúde pública, conseguidas a duras penas com a erradicação de algumas doenças parasitárias, a diminuição da mortalidade infantil e conseqüente aumento da expectativa de vida, estão sendo anuladas pelo agravamento da violência e da criminalidade, já consideradas epidemia. A situação é tão grave que especialistas em saúde pública e pesquisadores do Centro de Estudos da Violência da USP, além de setores do governo, propõem que seja introduzida na legislação a notificação compulsória de todos os casos de homicídio, para controle das autoridades sanitárias. Pesquisa recente da Faculdade de Saúde Pública indica que os assassinatos já são a segunda causa de morte na região metropolitana de São

Paulo, perdendo apenas para os óbitos por doenças cardíacas. Entre as propostas para enfrentar a violência estão melhorar a comunicação entre polícias, instituir o policiamento comunitário e aproximar mais a população e o Judiciário..
A semana que mudou a cara do Brasil
A maior revolução cultural brasileira faz 80 anos. Desde a Semana de Arte Moderna de 11 a 18 de fevereiro de 1922, o romance, a poesia, a música, a pintura, a escultura e demais formas de expressão artística têm cara mais nacionalista. Nascido em meio a forte polêmica, o Modernismo se impôs no decorrer do século 20 e seus principais líderes, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira e Villa-Lobos, integram definitivamente a história da cultura nacional.

Bioinformática para latino-americanos
Começa nesta segunda-feira no Instituto de Matemática e Estatística da USP o primeiro curso de Bioinformática. Faz parte de um programa da Organização Mundial da Saúde e reúne pesquisadores brasileiros, colombianos, cubanos, mexicanos, argentinos e peruanos que trabalham com parasitologia ou informática aplicada.

   
Email para: jornausp@edu.usp.br