NESTA EDIÇÃO

 

As pessoas não envelhecem apenas, elas ficam mais sábias com a idade. E o aprendizado não tem fim. É por isso que a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP promove há nove anos, com alto índice de participação tanto na Capital como nos campi do interior, o Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade. Os futuros alunos podem escolher entre os três módulos: disciplinas regulares do curso de graduação, atividades complementares didático-culturais ou físico-esportivas. É claro que cursos específicos requerem exame prévio de currículo ou entrevista com o docente responsável, porém, na maioria deles, não há pré-requisito.
O objetivo do projeto é possibilitar ao idoso aprofundar os conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar experiências com os jovens. A prioridade é dada para as pessoas com idade mínima de 60 anos, como estabelece a ONU e a Unesco, mas há exceções. O aluno poderá ainda receber certificado de participação se assim o docente determinar. Cada unidade da USP é soberana na gestão do programa, administrando-o conforme suas necessidades e vagas.
Para saber um pouco mais sobre as atividades do primeiro semestre de 2002, há um manual de informações (veja abaixo como obtê-lo). Nele estão informações sobre as disciplinas, palestras, cursos, semanas culturais, caminhadas, etc, como fazer as inscrições nas respectivas unidades, quantidade de vagas, pré-requisito quando houver, e também a relação das atividades no campus de São Paulo e nos campi do interior: Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Campus de
São Paulo

Só para se ter uma idéia, no campus de São Paulo são oferecidas diversas disciplinas regulares. Na unidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) há cursos de Pintura, Gravura, Introdução à Cerâmica (Departamento de Artes Plásticas), Cinema e Vídeos Contemporâneos (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão) e História da Editoração, Especialização e Jornalismo: Livro-Reportagem e Pensamento Filosófico (Departamento de Jornalismo e Editoração). Essas são só algumas opções, há muitas outras.
Na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) são duas as disciplinas: Educação Física na Idade Adulta e Educação Física na Terceira Idade, mas é preciso ter concluído o ensino médio. Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) a disciplina Teoria Econômica tem dois horários. O Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) oferece o curso Construção de Modelos Analógicos. O Olho e a Mão: Antropologia de uma Educação de Sensibilidade acontece na Faculdade de Educação. Dois departamentos da Escola de Enfermagem oferecem as seguintes disciplinas: Ética e Legislação em Enfermagem e Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso.
Além destas unidades ainda podem-se encontrar muitas disciplinas na Escola Politécnica (EP), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na Faculdade de Medicina (FM), na Faculdade de Odontologia (FO), na Faculdade de Saúde Pública (FSP) e nos institutos de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), de Ciências Biomédicas (ICB), de Estudos Brasileiros (IEB), de Geociências (IGc), de Matemática e Estatística (IME), Oceanográfico (IO) e de Psicologia (IP). Há também uma disciplina regular, Exercício do Olhar: uma Fenomenologia da Arte, oferecida pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Entre as atividades complementares didático-culturais estão aulas de Bioenergia e AutoCura e Danças Circulares Sagradas oferecidas pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp); Meditação Dirigida, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ); Projeto Genoma, do Instituto de Biociências (IB); Aspectos Atuais na Nutrição e Qualidade de Vida para a Terceira Idade e Importância dos Micronutrientes na Terceira Idade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF); Angina do Peito e Infarto do Coração e Tratamento Cirúrgico das Cardiopatias no Paciente Idoso, do Instituto do Coração (Incor); entre outros. Para finalizar, há duas atividades físico-esportivas, do Cepeusp, Caminhada e Alongamento e Yoga (em dois horários), com taxa semestral de R$ 40,00.
Agora que se tem mais tempo, é hora de fazer aquilo que mais se gosta, menos ficar parado. Por isso aproveite essa oportunidade e redescubra o prazer de estudar e de estar ao lado de pessoas que tenham o mesmo interesse que o seu.

O Manual de Informações pode ser encontrado no Centro de Visitantes da USP (Praça Reynaldo Porchat, 110, portão principal); na Coordenação do Projeto (r. da Reitoria, 109, térreo), ambos na Cidade Universitária, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30; ou ainda no Centro Universitário Maria Antonia (r. Maria Antonia, 294, Higienópolis). Informações pelo tel. 3091-3348


 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]