NESTA EDIÇÃO

 

Se você quer mais do que 15 minutos de fama, está na hora de participar do Projeto Nascente, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e a Editora Abril. Muitos que ganharam já fazem parte do cenário cultural da cidade. Agora é a sua vez, participe e apareça. Escreva poemas, cante e dance, represente ou apresente sua obra-prima e concorra a prêmios de R$ 4 mil. É assim que o projeto convida a todos aqueles que merecem bem mais do que 15 minutos, abrindo espaço para quem realmente tem talento: você.
Podem concorrer alunos de graduação, pós e da Escola de Arte Dramática em Música Popular, Música Erudita, Texto, Dança, Teatro, Cinema/Vídeo, Poesia e Artes Plásticas, com apenas um trabalho por área, sendo que estes devem ter sido criados há no máximo um ano. As comissões julgadoras para cada uma das categorias serão compostas por dois profissionais ou professores da USP de reconhecida competência nas áreas de premiação e um convidado da Editora Abril. Para se inscrever, é preciso apresentar o comprovante de matrícula referente ao 1º semestre de 2002, RG e CPF, além, é claro, das obras e uma sinopse de até 15 linhas.

Normas específicas

Para cada categoria há uma norma. Em texto (ficção, reportagem, crônica ou biografia) o tema é livre e a obra não poderá ter menos de cinco páginas. Já em livro é preciso ter pelo menos 20 poesias. Na categoria Cinema/Vídeo, os participantes podem enviar roteiros, trabalhos semiprontos ou trabalhos prontos. Música Erudita e Música Popular estão subdivididas em composição, intérprete vocal ou instrumental e arranjo (somente para popular) e o participante deverá entregar três fitas cassete ou três CDs, com três músicas ou no máximo 10 minutos de gravação.
Quem tiver trabalhos em pintura, desenho, gravura, fotografia, instalação ou performance arte pode concorrer na categoria de Artes Plásticas. Os alunos devem entregar um portfólio contendo definição por escrito da linguagem de suas obras e pesquisa realizada sobre elas, além de um currículo. Os trabalhos podem ser apresentados em fotografias, slides, fita de vídeo, CD-ROM, Internet ou xerox; no caso de performance, o trabalho deve ser gravado em vídeo com duração de cinco minutos. Todas as obras selecionadas vão participar da exposição “Visualidade Nascente”.
Em Teatro os participantes podem se inscrever em direção, interpretação individual ou de grupo e dramaturgia, sendo que só poderão concorrer em uma única categoria. Dança também apresenta a oportunidade de concorrer em interpretação individual ou de grupo e ainda em coreografia (em todos os casos não serão aceitos trechos ou cenas isoladas). Todos os trabalhos em vídeo devem estar no formato VHS, VHS-C (com adaptador incluído), Pal-M ou NTSC. E todas as apresentações públicas dos trabalhos classificados em Dança (10 de julho), Música Erudita (21 de outubro), Popular (28 de outubro) e Teatro (22, 23, 24, 26 e 27 de outubro) acontecerão no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

As inscrições para o Projeto Nascente XII vão até 29 de junho e podem ser feitas no Anfiteatro Camargo Guarnieri (r. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária) ou em uma das Assessorias Culturais dos campi da USP no interior. Mais informações pelo tel. 3091-3277.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]