DEFICIENTES
Moradores das regiões sudeste e leste de São Paulo com deficiência física recebem atendimento médico em casa. A visita domiciliar não se limita a um clínico-geral, mas inclui uma equipe com enfermeira, auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários. De dezembro de 2000 a outubro de 2001 foram atendidas 2.450 pessoas nessas condições. O projeto é de professora do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, mas executado pelo Qualis, um programa de saúde da família do Ministério da Saúde especial>>
REVISTA IEA
Um olhar sobre a Argentina
O peso argentino sempre quis ser dólar,
mas a pretensão está resultando em tragédia ao som do tango. Enquanto a moeda afunda cada vez mais e os argentinos batem panelas nas ruas, a revista Estudos Avançados, do IEA, tenta encontrar as causas da derrocada da política econômica do país vizinho e projetar saídas que muito interessam ao Mercosul.
O dossiê contou com a colaboração de economistas brasileiros e argentinos.
cultura >>

PARCERIA
Na universidade nascem empresas
A universidade pública não gera apenas conhecimento teórico. Cria também condições para o nascimento de empresas e desenvolvimento de produtos para o mercado nacional. Só o Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas), uma parceria da USP com o Sebrae, Ipen e IPT, ajudou a estruturar 80 empresas e a desenvolver 150 produtos. Na Escola Politécnica, alunos do curso de Engenharia de Produção criaram 30 protótipos de brinquedos — alguns ecológicos que despertaram a atenção
do Greenpace.
universidade >>
 




VAMOS
em DESTAQUE

Cinema argentino
Peça conta a tortuosa trajetória da personagem bíblica e está em cartaz neste e no próximo fim de semana na Sala Protótipo do Departamento de Artes Cênicas da ECA. O texto foi retirado de um dos nove contos de Fogos, da autora francesa Marguerite Yourcenar.
Hysteria na FAU Maranhão
A história da peça Hysteria se passa nas dependências de um hospício feminino, onde cinco internas revelam seus desvios e contradições.
Roteiro de cursos
A crise argentina é o assunto de um seminário que acontece no dia 7 de maio na USP. Ainda há várias opções de cursos, congressos, workshops e palestras.

  NESTA EDIÇÃO

 

e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]