NESTA EDIÇÃO
 

Chega ao mercado mais uma editora, a QdM & Associados, e traz seu selo Códex em quatro obras, uma delas o livro O Espetáculo da Cultura Paulista, de David José Lessa Mattos (veja matéria abaixo sobre os outros títulos). É uma tese de doutorado defendida no ano passado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Inicialmente o trabalho tinha como tema o teatro paulista nos anos 60, principalmente o Teatro Arena e seus espetáculos Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes, em que o autor, aluno de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia (então instalada no Prédio da Maria Antonia), fazia parte do elenco de atores.
Era um desafio abordar o Teatro Arena — incluindo suas realizações que revelam as conexões com os movimentos políticos e sociais, com as ideologias e pensamentos dominantes na época —, tomando como referência o contexto histórico da sociedade e ainda de forma mais ampla apreender traços e aspectos que marcaram o processo cultural brasileiro no século 20. Porém, quando começou a pesquisar, o autor descobriu que esse grupo teatral já era observado não apenas como um fenômeno dos anos 60, mas também como resultado de uma série de acontecimentos de natureza artística ocorrida em São Paulo no período que vai da instauração do regime democrático, após a queda do Estado Novo, em 1945, até o golpe militar de 1964.
Assim o autor começava a investigar as décadas de 40 e 50. Segundo ele, esse foi um período em que se observava grande ímpeto das atividades artísticas e culturais, citando como exemplo a criação do Museu de Arte de São Paulo, o Masp (1947), do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM (1949), e a organização das Bienais, a primeira em 1951. Já no campo da educação surgiam a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1947) e da Fundação Armando Álvares Penteado (1948); na área das artes cênicas, a Escola de Arte Dramática (EAD) e a inauguração do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948. No âmbito cinematográfico são construídos enormes estúdios em São Bernardo do Campo, onde se instala a Cia. Vera Cruz (1949), ao mesmo tempo em que outras importantes empresas, como a Maristela e a Multifilmes, iniciam suas atividades.
Mas onde entra a televisão? A TV nasce integrada a todo o movimento de incentivo e valorização das artes e da cultura que irrompe, notadamente em São Paulo, no período pós-guerra — é inaugurada, em setembro de 1950, a TV Tupi, primeira emissora de televisão da América Latina. Enquanto a pesquisa avança, amplia-se o âmbito de investigação, a televisão e o rádio também passam a ser considerados como parte de um mesmo universo sociocultural e integrados aos acontecimentos artísticos e culturais daquele momento.
Assim, o leitor vai encontrar dois flagrantes do processo cultural paulista: a inauguração do TBC e da TV Tupi-Difusora, o cenário artístico-cultural no início do século, com seus espetáculos profissionais (Rio de Janeiro) e amadores (São Paulo), a cidade nas ondas do rádio — as emissoras paulistas, seus locutores, as radionovelas e radioteatros — e, por fim, as iniciativas artísticas e culturais no pós-guerra.

A noite de autógrafos é nesta segunda, a partir das 19h, no Instituto Cultural Tomie Ohtake (av. Brig. Faria Lima, 201). Mais informações na Códex pelo tel. 5506-4620.


Outros títulos

Além do livro O Espetáculo da Cultura Paulista (272 págs., R$ 33,00) serão lançadas nesta segunda outras três obras. Crônicas Improváveis (108 págs., R$ 22,00), de Gianni Ratto, que reúne nove contos fantásticos; Vou Te Contar — Histórias de Música Popular Brasileira (320 págs., R$ 35,00), uma coletânea de crônicas sobre a MPB na segunda metade do século 20, com autoria de Valter Pica-Pau Silva (promotor de shows de bossa nova da década de 60); e ainda O Futebol dos Imbecis e Os Imbecis do Futebol (112 págs., R$ 20,00), de Sérgio Arapuã de Andrade, com histórias do futebol brasileiro.

 


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O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
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