NESTA EDIÇÃO
 


O
cinema já entrou diversas vezes em campo. Nem todas as atuações foram elogiadas pelos comentaristas, mas não foram poucas as memoráveis. O Cinusp resolveu, para sua nova mostra, escalar uma seleção de filmes sobre futebol. O projeto, que começa hoje e vai até 14 de junho, é tocado pelo estagiário Luís Augusto Massareli, atualmente no 3º ano de Audiovisual na ECA/USP. “Como conseguimos marcar para logo antes do início da Copa, fiquei muito empolgado e fui atrás de produções nacionais que abordassem o tema.”
Decidiu-se por dividir a mostra em quatro etapas, uma em cada semana. A primeira, de 20 a 24 de maio, pretende traçar um histórico dos campeonatos mundiais através do cinema, começando por A História de Todas as Copas, de 1983. O filme mostra as 12 competições ocorridas entre 30 e 82, lembrando que em 42 e 46 a 2ª Guerra Mundial impediu que acontecessem. Em seguida, Isto É Pelé, de 1974, narra a carreira de Edson Arantes do Nascimento, tido pelo mundo como um de seus mais brilhantes jogadores. Mais recente, Todos os Corações do Mundo, de 95, mostra imagens espetaculares da Copa do Mundo dos Estados Unidos, palco da última campanha brasileira vitoriosa. No dia 23, depois das sessões (por volta das 21h), será realizada na própria sala de exibição uma mesa-redonda sobre futebol, com os comentaristas Juca Kfouri e Roberto Avalone, o ex-jogador do Corinthians e da seleção Wladimir, o produtor de Uma História de Futebol Paulo Machline (que lança no dia o DVD do curta-metragem) e o torcedor Flavio Pinilha.
A segunda semana será dedicada aos craques. Garrincha: Alegria do Povo (foto), de 1963/64, é um documentário sobre o inimitável atacante de pernas tortas, pior pesadelo de qualquer zagueiro. Outro contemplado é Pelé: O Mestre e Seu Método, de 1990. Bastante didático, o filme é composto por lições do próprio mestre, incluindo controle de bola, drible, chute, cabeçada, passe, cobrança de pênalti e falta, visão de jogo, gingas e malícias. Por último, há Tostão: A Fera de Ouro, de 1970, que conta a vida e a carreira deste craque do tricampeonato a partir de depoimentos de parentes, técnicos, jogadores e o próprio, intercalados por trechos de grandes jogadas. “Queríamos incluir muitos outros craques, como Didi, Djalma Santos, Domingos da Guia e Leônidas, até Romário, mas a falta de produções nos limitou a esses três”, diz o organizador Massareli.
Os três documentários Futebol, dirigidos por João Moreira Salles em 1998, compõem a programação da terceira semana da mostra. Cada um trata de um jogador de futebol em estágios diferentes de carreira: o menino que quer se tornar profissional, o jogador que acabou de assinar o primeiro contrato importante e o grande campeão que relembra seus dias de glória. Juntos, os três filmes pretendem traçar um painel do futebol brasileiro atual.
Fechando a mostra, a quarta semana traz quatro filmes de ficção que encenam fatos do imaginário futebolístico. Boleiros, de 1998, é na verdade uma grande conversa de boteco sobre futebol, com seus elementos indispensáveis: firulas, dribles, toques de calcanhar, exageros e muito humor. Único estrangeiro da mostra, o americano The Cup relata a comédia de dois meninos budistas que, apaixonados por futebol, fazem de tudo para fugir do monastério e assistir à final da Copa de 98. Ao lado destes longas, serão exibidos dois curtas-metragens em película. Um deles é o já citado Uma História de Futebol, no qual o melhor amigo de Pelé narra a história de uma final de campeonato em 1950, quando os dois tinham nove anos de idade. Já Cartão Vermelho, de Laís Bodansky, tem como protagonista a garota Fernanda, de 12 anos, que dribla, lança e marca gols como qualquer menino. O ponto alto do jogo para ela, porém, é quando enche o pé na bola e acerta as “partes baixas” de seus companheiros de jogo. De noite, na cama, ela lembra dos meninos se contorcendo no chão. E sorri.

Sessões às 16h e 19h, no Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). Entrada franca.



Programação da semana


Segunda
16h — A História de Todas as Copas
19h — Todos os Corações do Mundo

Terça
16h — Isto É Pelé
19h — A História de Todas as Copas

Quarta
16h — Todos os Corações do Mundo
19h — Isto É Pelé

Quinta
16h — A História de Todas as Copas
19h — Isto é Pelé e o curta Uma História de Futebol
Após a última sessão, mesa-redonda sobre futebol

Sexta
16h — Isto É Pelé
19h — Todos os Corações do Mundo

 


ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]