NESTA EDIÇÃO
 
 
 


O
Cepeusp reservou a semana de 15 a 19 de julho para realizar o Projeto Férias 2002, aberto à comunidade, com atividades para pessoas de todas as idades. Este ano, os esportes de aventura, como canoagem e rappeling, são o destaque da programação.
Serão abertas 150 vagas e os inscritos vão ser divididos em grupos, de acordo com a idade. Segundo o professor Carlos Bezerra de Albuquerque, um dos coordenadores do projeto, a divisão por faixas etárias permite que os integrantes façam as atividades mais adequadas à sua idade. Dessa forma, os mais jovens vão ter a oportunidade de praticar canoagem, boxe educativo, trampolim acrobático, rappeling e tirolesa. Já caminhada, dança social e jogos recreativos serão destinados aos participantes da terceira idade. Todas as atividades serão monitoradas por estudantes da graduação da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.
A canoagem acontecerá na raia olímpica e vai envolver quatro modalidades: rafting (com botes infláveis), canoa havaiana, canoa canadense e caiaque. Haverá colete salva-vidas para todos os participantes e apenas aqueles que quiserem usar os caiaques precisam saber nadar.
Nas aulas de boxe educativo serão enfatizados os movimentos aeróbicos e a coordenação motora. Bezerra destaca que esta atividade não envolve violência quando praticada corretamente.
Trampolim acrobático é o nome elegante do equipamento popularmente conhecido como cama elástica. Segundo o coordenador, o trampolim acrobático é um esporte olímpico, mas a intenção do projeto não é fazer as pessoas irem ao Cepê treinar alguma coisa visando à competição. “Vamos explorar o lado lúdico dos esportes para que os participantes possam se divertir com a atividade física.”
Dentro de um dos módulos (quadras cobertas) serão montados os equipamentos de rappeling e tirolesa. O rappeling é uma técnica de descida através de cordas e cabos, verticalmente instalados, muito utilizada por montanhistas. Durante a descida, os que já têm certa prática podem fazer algumas manobras. Já na tirolesa, um cabo é fixado num ponto alto em uma das extremidades e num ponto baixo na outra. Por meio de uma cadeirinha, a pessoa desliza pelo cabo. Segundo Bezerra, o ponto mais alto da tirolesa será instalado a aproximadamente 10 metros do chão. O cabo cruzará o módulo na diagonal, terminando numa pequena montanha de colchões. O professor garante que as atividades serão praticadas com todos os equipamentos necessários para garantir segurança total aos participantes. Bezerra antecipa que tem o projeto de introduzir futuramente estes e outros esportes de aventura, como a escalada e o mountain bike, por exemplo, nos programas de atividades regulares do Cepeusp.
Para a terceira idade (ou, como prefere Bezerra, “melhor idade”), foram programadas atividades de baixo impacto que promovam, sobretudo, a sociabilização do grupo. Haverá caminhadas dentro do próprio Cepê, dança social (antiga dança de salão) e jogos recreativos — gincanas, jogos com bola, pega-pega, rodas cantadas etc.
Segundo Bezerra, as atividades não foram elaboradas exclusivamente para aqueles que praticam algum esporte regularmente. “Estamos convidando todos para participarem do projeto, inclusive os sedentários”, afirma.
Para encerrar o Projeto Férias 2002, os monitores vão realizar uma ginástica coletiva (a “matroginástica”) que pretende reunir todos os 150 participantes.

O Projeto Férias 2002 acontece de 15 a 19 de julho, das 9h às 13h. As inscrições devem ser feitas de 24 de junho a 12 de julho, das 8h às 16h, na sala 7 do Velódromo. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. O Cepeusp fica na Praça Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, tel. 3091-3361.

 


ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]