EDUCAÇÃO
Uma semana histórica para a educação

Os reitores das três universidades públicas do Estado de São Paulo reuniram-se com o governador Geraldo Alckmin, dia 21, para informar sobre a expansão de cursos e vagas que se tornou possível graças à verba adicional de R$ 50 milhões concedida pelo governo no ano passado. Na USP, estarão em disputa no vestibular do próximo ano cerca de 500 vagas novas, sendo que 195 já foram aprovadas pelo Conselho Universitário dia 25 de junho e as demais devem ser decididas na reunião de 20 de agosto. A Unesp fez parceria com 136 municípios para diplomar em Pedagogia, até 2007, 40 mil professores, enquanto a Unicamp anunciava a criação dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia e a abertura de mais 495 vagas. Alckmin considerou histórico o encontro, destacando como fundamentais as ações na área da educação, embora de pouca visibilidade. Ainda em relação à USP, o reitor Adolpho José Melfi nomeou o sociólogo Sedi Hirano diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Hirano pretende implantar na unidade um projeto didático consensual entre departamentos, com o objetivo de preservar a qualidade do ensino, da pesquisa e da formação de professores.
universidade>>

VISUAL
Arquitetura e fotografia como arte e história

Depois de estudar por dez anos a importância do convívio entre arte e arquitetura, o artista e professor Sérgio Régis Martins montou no prédio da FAU, na Cidade Universitária, uma instalação destinada a homenagear essa edificação cujo projeto, premiado internacionalmente, leva a assinatura de Villanova Artigas. Martins convida os visitantes a apreciar e a repensar os espaços por onde passam. Outra face da arte é a fotografia, e o Museu Paulista aproveitou seu acervo para debater, em simpósio, a função histórica das imagens, em especial na cidade de São Paulo.
cultura >>

FILOSOFIA
A Metafísica de Aristóteles para brasileiros

As Edições Loyola acabam de lançar em três volumes a Metafísica de Aristóteles, com estudo introdutório e comentários do filósofo italiano Giovanni Reale. Na obra com edição brasileira bilíngüe, Aristóteles, aluno de Platão e um dos maiores representantes da filosofia grega e mundial, investiga as causas e os sentidos do ser.
especial >>


VISUAL
Por um banco central autônomo

Jairo Saddi, especialista em Direito Financeiro, defende para o Brasil um banco central autônomo, proposta já discutida mas não aprovada no Congresso Nacional. Segundo o professor, o banco central é o coração da economia de um país e, se tiver autonomia, regras próprias e um programa, poderá controlar a inflação, visto que sua função é zelar pela moeda. Saddi convida os candidatos a presidente da República a pensar no assunto.
cultura >>




VAMOS
em DESTAQUE

Roteiro de leitura
Com títulos sobre igualdade de direitos para as mulheres, pesquisa de tecnologia habitacional, brinquedos e educação, política de esportes no Brasil e episódios perdidos da arquitetura,

Arte nas ruas
O 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea trouxe obras para diversos pontos do centro de São Paulo.

Cursos e concursos
Nesta semana, sugestões de cursos entre pediatria, psicologia e educação, enfermagem e crustáceos, e concursos de MPB e contos, além de palestras de divulgação científica.
 
  NESTA EDIÇÃO

 

e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]