NESTA EDIÇÃO
 
 
Marieta: experiência maravilhosa

   
   
A Faculdade de Educação da USP promoveu nos dias 10 a 12 de julho mais uma etapa do Programa de Educação Continuada (PEC) — o projeto que a USP, a Unesp e a Unicamp realizam em convênio com a Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de dar formação universitária a 1.800 professores da rede pública de ensino. Realizado desde julho de 2001, o programa visa à graduação em Pedagogia de professores de primeira a quarta série do ensino fundamental.
Nos dias 10 a 12, na USP, 49 participantes do programa realizaram uma série de atividades. As oficinas, por exemplo, tiveram como temas “Criança e literatura”, “Música da sala de aula”, “Ciências ambientais” e “Conhecimento matemático”, entre outros. O papel do jogo na educação, a biodança, o dimensionamento do tempo de aula e a transformação das rotinas em momentos educativos para crianças também foram assuntos analisados nas oficinas. “Foi excelente, porque através dessas oficinas os professores-alunos puderam vivenciar a teoria e a prática em relação a vários temas ligados à educação”, comemorou a coordenadora-geral do PEC na USP, professora Marieta Lúcia Machado Nicolau, da Faculdade de Educação. “Com esses dois dias de atividades presenciais, queremos complementar e enriquecer as aulas a distância”, acrescenta a professora, referindo-se ao curso de formação através de vídeos e videoconferências incluído no programa.
Mas os professores-alunos do PEC não participaram apenas de oficinas. Eles também visitaram dois museus da USP instalados na Cidade Universitária — o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) — e o Instituto Butantan, ao lado do campus. Conheceram ainda o Centro Universitário Maria Antonia, da USP, em Higienópolis. “O contato com o conhecimento produzido na academia é muito enriquecedor”, justifica Marieta. “Essa integração permite que os professores-alunos se atualizem com relação aos conteúdos com que trabalham.”
Os professores atendidos pela USP estão ligados aos Centros de Formação de Professores (Cefams) do Butantã, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jundiaí, São Bernardo do Campo, Suzano. São 49 turmas de 49 alunos, auxiliados por tutores e orientados por professores mestres e doutores da USP, que ajudam na elaboração da monografia de conclusão de curso. Nos Cefams, os professores-alunos recebem cursos através de teleconferências, de debates ao vivo e de programas de computador voltados para a aprendizagem. Aqueles que não têm conhecimentos básicos de informática ainda recebem treinamento do Senac.

Teses e dissertações

Além da capacitação de professores, o PEC já forneceu outro importante resultado — a elaboração de material didático impresso, uma iniciativa conjunta da USP, Unesp e PUC-SP. A elaboração de artigos — tanto dos alunos como dos tutores — também é um elogiado fruto do programa, segundo Marieta, pois esse acervo é “riquíssimo” e poderá resultar num ponto de partida importante para a elaboração de dissertações de mestrado e de teses de doutorado.
A proposta de capacitação do PEC busca cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que exige que todos os professores do ensino fundamental e médio do País tenham diploma universitário. Para a coordenadora-geral do programa na USP, a experiência de ajudar a formar professores — tema a que dedicou toda sua carreira acadêmica — é “muito gratificante”. “Eles têm sido desde sempre objeto de estudo das minhas pesquisas”, diz Marieta, lembrando que administrar conflitos, melhorar a situação dos professores-alunos e contribuir para a melhoria da rede pública de ensino é “muito salutar” para a sua própria formação. “A oportunidade de conviver com outras universidades e poder fazer um trabalho conjunto, enfrentar os desafios e superar as dificuldades tornam o trabalho uma experiência única.”

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]