VIDA SAUDÁVEL
Alerta geral contra drogas e violência nas escolas

A Universidade de São Paulo e instituições como a Unesco, Centro de Integração Empresa-Escola e organizações não-governamentais mobilizam-se para combater o uso de drogas e a violência nas escolas de todos os níveis. Sábado, 10, será a vez do encontro “USP fala sobre qualidade de vida, responsabilidade social, liberdade e drogas”, no Instituto de Geociências, e nos dias 14 a 16, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do “2º Seminário Internacional Violência e Criança”, com participação da Universidade de Tel-Aviv. “A situação detectada nas escolas compromete a própria viabilidade do ambiente pedagógico capaz de preparar a criança para assumir uma vida responsável em sociedade livre”, alerta a professora Miriam Abramovay, consultora do Banco Mundial e autora de uma pesquisa em escolas públicas de ensino fundamental e médio em 14 cidades brasileiras, encomendada pela ONU e que será apresentada no encontro. Outro estudo, realizado na Escola de Comunicações e Artes, analisa a experiência dos Alcoólicos Anônimos no contexto latino-americano.
universidade>>
 

DATA
Medicina, o ensino voltado para a
comunidade


A Faculdade de Medicina, unidade integrada à USP desde a fundação da Universidade, faz 90 anos e será homenageada pelo Conselho Universitário que se reúne em sessão solene no Salão Nobre da escola, nesta sexta-feira às 9h30. Depois da solenidade, será inaugurado um biotério, que fornecerá animais altamente sadios para a pesquisa, e o diretor Irineu Tadeu Velasco mostrará ao reitor Adolpho José Melfi e aos conselheiros as obras de recuperação e modernização do complexo de prédios da faculdade. Segundo o diretor, o ensino médico da USP, de excelência reconhecida nacionalmente, está prioritariamente voltado para o bem-estar da comunidade.
universidade >>

FILOSOFIA
Filosofia: Congregação discute calendário


A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas aceitou a proposta oficial da Universidade de contratação de mais 92 professores e em reunião marcada para esta quinta-feira (8) vai avaliar a paralisação das aulas e analisar o calendário escolar (reposição de aulas). Os alunos rejeitaram, em assembléia realizada na noite de quarta-feira no anfiteatro da História, a proposta apresentada pelo reitor José Melfi e marcaram outra reunião para esta quarta-feira. Na noite de quinta-feira, um grupo de alunos da Filosofia entrou em conflito com sindicalistas que organizaram um ato de apoio à candidatura do governador Geraldo Alckmin na Casa de Portugal, na Liberdade. Houve pancadaria, alguns feridos levemente e os alunos foram expulsos do palco. Alckmin censurou o comportamento dos estudantes e disse não entender por que ainda continuam em greve.
universidade >>

VISUAL
Mãos na tela e na terra


“Nossa! E o senhor ainda está vivo?”, perguntou uma criança a Arcangelo Ianelli ao visitar o ateliê do artista. “O garoto tem razão”, concordou esse filho de imigrantes italianos, que aos 80 anos prepara exposições no MAC Ibirapuera e na Pinacoteca para um balanço da carreira artística, “todos os meus contemporâneos já se foram — Rebolo, Bonadei, Mário Zanini, Mabe, Fukushima... Estou lutando contra o tempo”. E cuidando da terra e de plantas.
especial >>




VAMOS
em DESTAQUE

Estréia de filme
O Príncipe, novo longa de Ugo Giorgetti que estréia nesta sexta, traz uma São Paulo assolada pela miséria e violência e lembranças de como a cidade foi um dia. Ainda neste ano o cineasta lança um curta sobre uma capela com afrescos de Volpi.

Universidade Aberta
Mais uma vez esse projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP abre inscrições para disciplinas regulares e atividades didático-culturais. Tudo dirigido a pessoas da terceira idade.

Cursos
São várias opções de cursos, entre eles psiquiatria forense, acústica musical e escola de futebol no Cepeusp, com destaque para o seminário sobre violência na escola

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

ESPECIAL ON-LINE

confira a programação deste evento que será realizado do dia 14 a 16 de agosto

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]