CIDADANIA
Rumos sociais para a América Latina
A fim de pensar e sugerir políticas sociais realistas para o Brasil e outros países da América Latina, especialistas em ciências políticas, macroeconômicas e de outras áreas do conhecimento reúnem-se nesta quarta e quinta-feira no USPOficina, ao lado da ECA. O seminário é promovido pelo Prolam (Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina) e analisará, entre outros temas, a situação do mercado de trabalho, que sofreu grandes alterações nos últimos anos, agravou o desemprego e aumentou o trabalho informal. Como afirma o economista Gilberto Dupas (IEA-USP), “a percepção de aumento da exclusão social significa a concretização da ameaça de contínua marginalização de grupos até recentemente integrados ao padrão de desenvolvimento”. especial>>
 

ELEIÇÕES
Jovens eleitores desconhecem candidatos


Jovens em idade de votar de bairros pobres, vizinhos da Cidade Universitária, demonstram grande desinformação sobre os candidatos a presidente da República nas eleições de outubro e sobre os partidos políticos a que pertencem. O primeiro nome citado com maior freqüência é o do próprio presidente Fernando Henrique Cardoso (que não é candidato). Uns reclamam da obrigatoriedade do voto, considerando um sacrifício transpor a burocracia do TRE para tirar o título, outros acham inútil votar por entender que nada muda. De qualquer modo, quase todos esperam melhorias em seus próprios bairros.
cultura >>

FILOSOFIA
Congregação da FFLCH decide pela volta às aulas


A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas decidiu, em reunião quinta-feira, retomar as aulas, “através do diálogo”, a partir desta segunda-feira (12). O calendário de reposição de aulas prevê que o 1º semestre irá até 28 de setembro e a recuperação, de 30 de setembro a 4 de outubro. O 2º semestre começa dia 7 de outubro e termina dia 1º de fevereiro de 2003. Quanto aos alunos, decidiram em assembléia na noite de quarta-feira, com posições bem divididas, manter a greve.
universidade >>

CENTRINHO
Ensino médico em tempo virtual


Quando a Faculdade de Medicina da USP completa 90 anos — e ela foi homenageada na sexta-feira pelo Conselho Universitário —, é hora de refletir sobre a qualidade do ensino médico no Brasil. O professor Paulo Saldiva, diretor do Serviço de Patologia do HU, explica em artigo e em entrevista passos importantes que a faculdade dá em relação à prática da Patologia com a criação de curso a distância pela Internet e um banco de imagens. Uma pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública investigou os motivos que levam um jovem a se formar em medicina, concluindo que na maior parte dos casos eles procuram o bem-estar da sociedade. Em Bauru, pesquisadores da Faculdade de Odontologia descobriram que tecido à base de osso bovino pode ser usado na reconstrução de ossos humanos.
universidade >>

MODERNISMO
A máquina de Mário e o sofá de Macunaíma

Alguns objetos e móveis de Mário de Andrade, sem valor material, expostos no IEB, nada sugerem a um primeiro olhar do visitante. Mas, pensando bem, podem revelar algumas das muitas faces desse escritor paulistano. Na máquina de escrever, que Mário chamou de Manuela em homenagem a seu amigo Manuel Bandeira, está a história de suas obras e da profusa correspondência; no velho harmônico ainda ressoam as músicas folclóricas que pesquisou nacionalmente; e no sofá em estilo alemão que o próprio poeta desenhou, bem que Macunaíma gostaria de se refestelar e bocejar: “Ai, que preguiça!”.
cultura >>


 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

ESPECIAL ON-LINE

confira a programação deste evento que será realizado do dia 14 a 16 de agosto

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]