FFLCH
Acaba a greve da FFLCH, 104 dias depois

A Universidade de São Paulo e instituições como a Unesco, Centro de Integração Empresa-Escola e organizações não-governamentais mobilizam-se para combater o uso de drogas e a violência nas escolas de todos os níveis. Sábado, 10, será a vez do encontro “USP fala sobre qualidade de vida, responsabilidade social, liberdade e drogas”, no Instituto de Geociências, e nos dias 14 a 16, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do “2º Seminário Internacional Violência e Criança”, com participação da Universidade de Tel-Aviv. “A situação detectada nas escolas compromete a própria viabilidade do ambiente pedagógico capaz de preparar a criança para assumir uma vida responsável em sociedade livre”, alerta a professora Miriam Abramovay, consultora do Banco Mundial e autora de uma pesquisa em escolas públicas de ensino fundamental e médio em 14 cidades brasileiras, encomendada pela ONU e que será apresentada no encontro. Outro estudo, realizado na Escola de Comunicações e Artes, analisa a experiência dos Alcoólicos Anônimos no contexto latino-americano.
universidade>>
 

AMBIENTE
A colaboração de São Paulo para a Rio+10


O Estado de São Paulo saiu na frente e lançou, no último dia 9, uma proposta ambientalista para ser apresentada na Cúpula de Johannesburgo, mais conhecida como Rio+10, o grande encontro mundial sobre meio ambiente que se realiza na África do Sul entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro. O documento passou, ainda, por uma leitura crítica de especialistas no dia de seu lançamento. A Coordenadoria de Comunicação Social da USP estará em Johannesburgo cobrindo o encontro sobre meio ambiente.
universidade >>

LITERATURA
O centenário do gauche Carlos e do épico euclidiano


Está no decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em janeiro deste ano: 2002 é o “Ano Nacional Carlos Drummond de Andrade”. Nada mais justo do que se homenagear com 365 dias o poeta de A Rosa do Povo, que completaria cem anos de vida em 31 de outubro próximo. Afinal, como diz Alcides Villaça, professor de Letras da USP, “a maioria dos poetas brasileiros aprendeu a ler e a escrever lendo Drummond”. Para homenagear esse mineiro tímido e muito magro, que escrevia versos tanto sobre o cotidiano quanto sobre as mazelas da alma humana e que aceitou a sugestão daquele anjo torto e foi ser gauche na vida, estão se realizando vários eventos, como o que aconteceu há duas semanas em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso. O ano de 2002 tem mais um centenário importante: o da publicação de Os Sertões, a obra máxima de Euclides da Cunha, que relata a épica Campanha de Canudos. São José do Rio Pardo, a cidade do interior paulista onde Euclides escreveu sua obra, está em festa por causa dele. Mas nem tudo é alegria quanto ao centenário de Os Sertões: na madrugada do último dia 14, morreu em um acidente de carro o crítico literário e escritor Roberto Ventura, um dos maiores especialistas brasileiros na obra de Euclides da Cunha. Ventura voltava justamente de São José do Rio Pardo. Na próxima edição, o Jornal da USP publicará uma matéria em homenagem ao escritor.
especial >>


LANÇAMENTO
Os candidatos à Presidência, agora na Revista do IEA


Os quatro principais candidatos à Presidência da República explicaram para a Revista do IEA suas idéias sobre economia brasileira e sobre o mundo globalizado. Lula pretende reduzir a dependência do País quanto ao capital externo. Já Ciro Gomes quer reformas previdenciárias e tributárias, enquanto José Serra considera “crucial” promover as exportações e substituir importações. Garotinho quer políticas ativas de estímulo à pesquisa para que a economia cresça. A Revista do IEA deve ser lançada até o final deste mês.
pesquisal >>




VAMOS
em DESTAQUE

Hospital-Arte no HU
Esse projeto traz uma mostra que reúne 75 telas pintadas por pacientes do Hospital Universitário, visando a humanizar o ambiente. O coquetel acontece nesta terça, quando todos podem colaborar para dar continuidade ao Hospital-Arte.

Feira de Profissões
De 26 a 28 de agosto a Esalq sedia a 2ª Feira de Profissões, voltada a alunos de ensino médio e vestibulandos. Vai apresentar os cursos da USP, as faculdades e suas instalações.

Cursos
Um roteiro de cursos, entre eles Biologia Molecular, História da Medicina e Oceanografia.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]