ENSINO PÚBLICO
Expansão de vagas beneficia mais o interior

Os campi da USP em São Carlos e Ribeirão Preto são os mais beneficiados pela criação de novos cursos e expansão de vagas em cursos já existentes aprovadas pelo Conselho Universitário na reunião de terça-feira (20). São Carlos terá Engenharia Ambiental, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica; Ribeirão ganha na Faculdade de Medicina três cursos: Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica — a novidade em relação a esse curso é que será dado em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Na capital, o Instituto de Química terá Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental, no período noturno. Somando as 195 vagas aprovadas pelo Co. em junho e as 325 aprovadas na última reunião, a expansão será de 520 novos lugares, disponíveis no próximo vestibular.
universidade>>
 

CIDADE
O azul de Tozzi e as telas de Rebolo


Daqui a um mês, quem estiver subindo a avenida Angélica em direção à
Paulista verá à direita, altura do número 2.000, um mural de 600 metros
quadrados que o artista plástico Claudio Tozzi está montando na fachada de um prédio. Tudo em azul, de vários tons, “azul que irá se fundir com o céu, com variações que sugerem a vibração da cidade”, explica Tozzi. No MAM, estão em exposição até 6 de outubro 150 trabalhos de Francisco Rebolo, retrospectiva em homenagem ao centenário de nascimento do pintor. iente.
especial >>

RIO+10
Começa a Rio+10


Joannesburgo, a capital da África do Sul, é também, a partir desta segunda, 26, até o dia 4 de setembro, a capital mundial do meio ambiente. Sessenta e cinco mil pessoas participam da Conferência das Nações Unidas Rio+10. O Jornal da USP está lá com o jornalista Pedro Ortiz, que cobre o evento para toda a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).
universidade>>


EDUCAÇÃO
Crianças, vítimas e autoras de violência


A maioria das mortes de crianças e adolescentes no Brasil decorre da violência e o mais chocante é que a maioria dos atos violentos também vem de crianças e adolescentes. Com essa informação, a professora Flávia Shilling, da Faculdade de Educação, abriu sua palestra no seminário sobre violência e criança realizado na FAU, de 14 a 16 de agosto. Em salas de aula há medo generalizado, mas o processo é reversível e muitas entidades trabalham com a coletividade em favor de uma escola saudável.
universidade>>




VAMOS
em DESTAQUE

Estréia Interior
O Grupo Tusp apresenta a partir de terça a peça Interior, que revela as lembranças de infância dos atores. São cenas fragmentadas, costuradas por uma trilha sonora da década de 70.

Duas trilhas
Neste fim de semana os aventureiros podem escolher entre duas trilhas: Parque Estadual da Cantareira, bem fácil, feita em apenas um dia de caminhada; e Pico do Corcovado em Ubatuba, mais difícil, com pernoite no alto do morro.

 

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]