NESTA EDIÇÃO
A pianista Maria José Carrasqueira vem acompanhada de Eliane Tokeshi no violino e Heloisa Meirelles no violoncelo, executando um repertório que vai da música clássica, passando pela romântica até à brasileira contemporânea

Lá fora já existe, aqui no Brasil está começando com o projeto Música no Museu, promovido, pelo segundo ano consecutivo, pelo Museu da Casa Brasileira. “A proposta é integrar música de qualidade às artes plásticas e demais manifestações culturais que o museu oferece”, diz a coordenadora musical Rosa Maria Revorêdo. “E também contribuir para a formação do público”, acrescenta Akiko Oyafuso, diretora musical da série Música em Tempo Presente, que traz nesta temporada dez apresentações, da música instrumental à vocal, da antiga à contemporânea, da erudita à tradicional, em solo ou em grupos, de profissionais consagrados e novos talentos (veja programação completa ao lado).


A segunda apresentação traz a pianista Maria José Carrasqueira, que cresceu ouvindo música por influência da família e desde muito cedo se dedica à carreira musical. Como ela mesma diz, nasceu ouvindo música – seu pai João Dias Carrasqueira foi até a maternidade só para tocar para ela – da tradicional brasileira, chorinho, viola caipira, de raiz mesmo à música erudita. Começou a estudar cedo. Aos cinco anos pediu a seus pais para estudar piano, instrumento que a encantou logo que viu na casa de um amiguinho.


Maria José também se profissionalizou cedo. Estudou língua e literatura inglesa, sempre tendo o piano como fio condutor de sua vida. Viajou para a Europa e estudou em Genebra com nomes consagrados da música. Voltou ao Brasil, fez mestrado e doutorado na USP. É a idealizadora e produtora artística da Série Régia Música, editada pela gravadora Paulinas Comep, dedicada a obras clássicas e instrumentais por artistas brasileiros – a série já está no 9º volume e lançou nomes como Quarteto de Brasília, Camerata Fukuda e Quinteto de Metais da Paraíba. Em outubro, ela lança nos Estados Unidos seu CD Flautas Fantásticas, realizado em parceria com o irmão Antonio Carlos Carrasqueira (professor da USP) e com Brooks De Wetter Smith, ambos flautistas, e simultaneamente ministra marterclasses e recitais-conferências em várias universidades daquele país.

Na apresentação, Maria José vem acompanhada de cordas: Eliane Tokeshi (violino) e Heloisa Meirelles (violoncelo). O trio vai executar obras de W. A. Mozart (Trio em Sol Maior K. 564, Allegro-Andante-Allegretto), S. Rachmaninoff (Vocalise op. 34 n. 14), E. Nazareth (as valsas Epônina e Elegantissima e o tango brasileiro Zênithe), M. De Falla (Dança Espanhola) e E. Villani Cortes (5 Miniaturas Brasileiras para trio, prelúdio, toada, chorinho, cantiga de ninar, baião). Para Maria José, é muito importante trazer a música para o museu, um ambiente agradável e acolhedor, longe do burburinho da cidade, para que o brasileiro tome posse da sua cultura, tradição e arte, já que o museu é de todos.


As apresentações do Música no Museu acontecem aos domingos, às 11h (nas eleições, dias 6 e 27 de outubro, e no feriado de novembro não haverá programação). O Museu da Casa Brasileira fica na av. Brig. Faria Lima, 2.075, tel. 3032-3727. A entrada é gratuita.


 

Temporada da Música em Tempo Presente

 

15/9 – Duo Brasil com Amilton Godoy e Itamar Collaço – Música instrumental brasileira com muito orgulho


22/9 – Trio Maria José Carrasqueira (piano), Eliane Tokeshi (violino) e Heloisa Meirelles (violoncelo)


29/09 – Julio César de Souza – O violão erudito em boas mãos

13/10 – Capota mas não Breca – Yes, nós temos chorinho

20/10 – Rosana Lanzelotte (cravo) e Ricardo Kengi (flauta)

3/11 – Duo Odete Ernest Dias (flauta) e Elza Kazuko Gushiken (piano)

10/11 – Chico Campos e os Cantores Líricos

24/11 – Duo Elena Koynova (violinista búlgara) acompanhada de Ivan Pires (piano) – Músicas búlgaras e brasileiras no cenário universal

1o/12 – Big Band Tom Jobim, sob a regência de Roberto Sion

8/12 – Coral do Estado de São Paulo, regido por José Ferraz de Toledo – Vozes que presenteiam com a música

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]