ENSINO PÚBLICO
 
Plano diretor depende da comunidade

A inclusão social começa pela inclusão política, diz a professora Ermínia Maricato, coordenadora do Laboratório de Habitação e Assentamento Humanos da FAU, a propósito do Plano Diretor da cidade de São Paulo aprovado na Câmara Municipal e parcialmente vetado pela prefeita Marta Suplicy. Sem controle social, a lei corre o risco de não ser aplicada e só uma cerrada participação popular será capaz de superar a falta de informações, o corporativismo dos urbanistas, as pressões do mercado imobiliário e dos moradores das áreas de uso exclusivamente residencial. Ermínia chega a sugerir que o debate sobre a cidade faça parte do currículo da rede escolar municipal: “Em dez anos teríamos uma geração de moradores mais informados”. No plano de idéias para a ocupação do solo urbano, a USP desenvolve grande número de pesquisas em várias unidades; só a FAU tem pelo menos uma centena. Uma tese defendida na Faculdade de Direito sobre Plano Diretor e direito à propriedade será publicada pela gráfica do Senado.
opinião>>
 


TRÂNSITO
Universidade debate segurança no trânsito

Milhares de vítimas do trânsito que necessitam de tratamento especializado sobrecarregam o sistema público de saúde. São milhões de dólares gastos todos os anos, sem contar que muitos acidentados ficam impossibilitados de trabalhar para o resto da vida. Para discutir a segurança no trânsito, o programa USP Debate, transmitido ao vivo pela Rádio USP dia 20, reuniu especialistas, entre os quais uma médica do Hospital das Clínicas, um professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e um tenente do Departamento de Trânsito. nacional >>


HISTÓRIA
O Brasil através do humor


Rigor científico e piadas são compatíveis. E convivem na obra A representação humorística na história brasileira: da belle époque aos primeiros tempos do rádio, do historiador Elias Thomé Saliba, inicialmente tese de livre-docência defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É o Brasil de 1880 a 1940 visto através das anedotas, crônicas, charges e caricaturas publicadas pela imprensa nacional.
especial>>

 

 

Morre o professor João Yunes

Morreu no dia 26 de setembro, quinta-feira, por volta das 10 horas, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o professor João Yunes, diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Ele tinha 66 anos e estava internado há vinte dias na UTI do hospital, onde se submetia a tratamento de câncer no pulmão, diagnosticado em maio deste ano. O velório aconteceu no Cemitério do Morumbi, onde o corpo foi sepultado na tarde da sexta-feira, dia 27. O diretor da FSP deixou esposa, a médica Oneida Rocha Andrade, e dois filhos, Marcel, estudante de Comunicação em Nova York, e Cristiane, estudante de medicina em Belo Horizonte. Graduado em Medicina em 1963 pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, João Yunes concluiu seu mestrado em 1967 na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Especializou-se em Pediatria pela Associação Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria em 1970. No ano seguinte, concluiu o doutorado na FM da USP. Foi administrador hospitalar formado pela FSP em 1974 e, um ano depois, livre-docente em Pediatria Preventiva e Social pela FM. Em 1985, foi professor adjunto da FSP e, posteriormente, professor titular da unidade. Ao longo de sua carreira produziu 140 artigos publicados em periódicos científicos e livros nacionais e estrangeiros.
Ocupou os seguintes cargos administrativos: docente do Departamento de Pediatria da FM, de 1966 a 1982; docente da FSP desde 1966; assessor do Ministério da Saúde, de 1974 a 1976; secretário nacional de Programas Especiais de Saúde do Ministério da Saúde, de 1976 a 1978; superintendente do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe), de 1978 a 1979; secretário de Estado da Saúde durante o governo de André Franco Montoro, de 1983 a 1987; representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cuba, de 1987 a 1989; coordenador do Programa de Saúde Materno-Infantil e da Família e diretor da Divisão de Promoção de Saúde da Opas em Washington, nos Estados Unidos, de 1989 a 1997; diretor interino do Centro Latino-Americano e do Caribe em Informações de Ciências da Saúde (Bireme) da Opas, de 1997 a 1998; secretário nacional de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, de 1998 a 2000; e representante do Brasil junto ao conselho executivo da OMS, a partir de maio de 2000. Yunes era diretor da FSP desde 28 de maio de 2001.

 
 
 
 




VAMOS
em DESTAQUE

Espetáculos teatrais
São duas as peças que estão em cartaz no Teatro Laboratório da ECA/USP: Overnelson, que mistura personagens de diversas peças de Nelson Rodrigues aos seus próprios delírios, e Bis, sobre um casal em conflito.

Informática e educação
O Computer Jamboree 2002 está recebendo inscrições de escolas de todo o Brasil que desenvolvam trabalhos em informática relacionados à educação. Há também dois programas de exposições, um no Centro Cultural São Paulo e outro no Paço das Artes.

Roteiro de cursos
Uma página inteira repleta de cursos, a maioria deles acontecendo nesta e na próxima semana. Entre os destaques está o 3o Seminário Internacional USP, que tem como tema “Brasil: Como Crescer? Para Onde Crescer?”.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]