NESTA EDIÇÃO
 

Alunos do Laboratório de Educação Musical da USP estarão reunidos com crianças do coral da Casa do Zezinho na apresentação deste domingo, além da Orquestra de Câmara da USP e de Naná Vasconcelos  

Essa ciranda quem me deu foi Lia/ que mora na ilha de Itamaracá. Quem ouve esses versos de Teca Calazans pode se perguntar: quem é Lia? E onde fica Itamaracá? Para que as crianças explorem o Brasil através das histórias populares, foi criado pelo percussionista Naná Vasconcelos o projeto ABC Musical. As cirandas da pernambucana Maria Madalena Correia do Nascimento, mais conhecida como Lia de Itamaracá, e que inspiraram tantos compositores – como Paulinho da Viola –, são apresentadas às crianças junto com outras cantigas do folclore brasileiro, numa viagem musical de reconhecimento do País. O projeto enfoca as canções populares, buscando também o resgate dessa parte de nossa cultura esquecida pelo mercado fonográfico.


Já participaram do projeto cerca de 700 crianças da periferia de Recife, Salvador e, agora, de São Paulo. O resultado do que aconteceu na capital paulista vai ser apresentado no Parque do Ibirapuera. Lá, o coral formado por 80 crianças da Casa do Zezinho e do Laboratório de Educação Musical (LEM) da USP vai subir ao palco acompanhado por Naná e pela Orquestra de Câmara (Ocam) da Universidade. Na apresentação, cirandas, coco, maracatu e outros ritmos vão mostrar ao público a diversidade do cancioneiro popular, suas origens e características regionais. Por meio do uso da voz e do próprio corpo como instrumento de percussão, as crianças vão apresentar duas suítes – com composições que fazem referência ao amanhecer e ao anoitecer, os “bons-dias” e “boas-noites” – além de músicas como “Jongo”, de Paulo Belinatti, “Paula e Bebeto”, de Milton Nascimento, e “Cortina”, do próprio Naná.

Todas as cantigas receberam arranjos especiais feitos pelo maestro da Ocam, o professor Gil Jardim, que participa do projeto há oito anos. Desde que assumiu a direção artística da orquestra, busca solidificar sua participação em atividades de cunho social. Um exemplo disso é o Música e Vida, projeto iniciado neste ano, em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo. Os músicos da orquestra se dividem em duos ou trios, espalham-se pela área de pediatria dos hospitais e levam música a esses locais, com o objetivo de humanizá-los. Um momento importante para o grupo aconteceu quando as crianças confeccionaram chocalhos com embalagens de iogurte e tocaram junto com os músicos da orquestra. “Esse contato com outras realidades dá aos estudantes que compõem a Orquestra de Câmara responsabilidade social, além de estimular o desprendimento”, constata Jardim.

Um grupo que já se tornou conhecido pelo seu trabalho nos hospitais são os Doutores da Alegria. Do encontro entre eles e os músicos da Ocam, surgiu uma parceria que também será levada ao Ibirapuera, dessa vez para divertir as crianças que vão assistir ao espetáculo. Com seu modo peculiar, o grupo vai chamar a atenção dos pequenos sobre os cuidados fundamentais para a prevenção de acidentes domésticos, tão comuns nessa faixa etária, informações que estão nos 50 mil folhetos distribuídos para o público presente. Próximo ao palco, será montada uma grande tenda onde vai acontecer a Oficina de Instrumentos Musicais de Percussão. Cinqüenta monitores vão orientar as crianças a construir instrumentos a partir de embalagens recicláveis dos sorvetes da Kibon, patrocinadora do evento.

Também são crianças que vão subir ao palco para essa apresentação. Alunos do LEM (Laboratório de Educação Musical), criado por Pedro Paulo Salles em 1998, que oferece a crianças e adolescentes de áreas vizinhas ao campus e filhos de funcionários atividades, visando à iniciação, aprendizagem e aprimoramento musicais; e algumas do Coral da Casa do Zezinho, instituição localizada no bairro do Campo Limpo que oferece, além de música, aulas de desenho e pintura, reforço escolar e refeições, entre outras atividades, às crianças da comunidade. E é dessas crianças, as grandes homenageadas do fim de semana, que vão surgir as principais surpresas da apresentação. Como afirma Jardim: “Elas gostam de improvisar, e improvisam”.

A apresentação do Projeto ABC Musical 2002 leva Naná Vasconcelos, a Orquestra de Câmara da USP e um coral de crianças à Praça da Paz do Parque do Ibirapuera neste domingo, às 11h. A entrada é franca.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]