SEMINÁRIO
 
Universidade indica rumos para o País
Retomar o crescimento do País num sentido amplo, que inclua, além do progresso econômico, a evolução positiva nas questões políticas, sociais e tecnológicas, será a missão do próximo presidente da República, seja ele Luiz Inácio Lula da Silva ou José Serra. Para recolher propostas e sugestões de políticas públicas, a USP reuniu semana passada pesquisadores e especialistas nacionais e estrangeiros no seminário “Brasil: como crescer? Para onde crescer?”, havendo ao final um consenso: para retomar o desenvolvimento o Estado deve ser forte e participativo, mantendo-se distante das flutuações do mercado. Inicialmente estava prevista a presença de Lula e Serra, mas os candidatos do segundo turno se fizeram representar, Lula pelo senador eleito Aloizio Mercadante, Serra pelo professor da Fundação Getúlio Vargas Gesner de Oliveira. Pelo menos num ponto Mercadante e Gesner estão de acordo: o Brasil deve mesmo entrar na Alca (Área de Livre Comércio das Américas), mas defendendo vigorosamente os seus interesses. Em entrevista, o cientista político Fernando Limongi disse que, ao contrário da década de 60, não há agora obstáculos políticos ao desenvolvimento do País. nacional>>
   

PÓS-GRADUAÇÃO
Especialização com qualidade

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação vai reunir em meados de novembro representantes de diferentes setores da sociedade para fazer um diagnóstico dos cursos de pós-graduação lato sensu, mais conhecidos como especialização. A pró-reitora Suely Vilela lembra que a partir de abril foi temporariamente suspensa a criação de novos cursos, para se pensar na elaboração de uma estrutura de funcionamento única que permita acompanhamento constante das atividades na área. A preocupação maior é com a qualidade do ensino. universidade>>

 


LANÇAMENTO
A arte de todos os dias


A arte não está só nas telas e quadros famosos, nas esculturas dos mestres, nas sinfonias dos compositores universais; também está nos bordados que enfeitam o cotidiano das pessoas ou nos enfeites de bolos feitos na padaria mais próxima. “Todos somos artistas”, ensina o professor Luiz Munari aos alunos da FAU na disciplina História da Arte, mas é preciso ver e saber apreciar o belo. As lições do professor estão reunidas num livro que será lançado nesta terça-feira no MAC. especial>>

 

SAÚDE
Em busca da causa da dislexia


Cientistas da USP, Unesp e Unicamp trabalham em conjunto para descobrir o fator genético causador da dislexia, uma disfunção caracterizada por falha no processo de aprendizagem. O projeto será executado a partir de fevereiro do próximo ano, com financiamento da Fapesp. “Teremos quatro anos para fazer o trabalho de campo e analisar as amostras de sangue coletadas em cerca de 150 famílias”, explica o coordenador do projeto.
pesquisa>>




VAMOS
em DESTAQUE

 

Mostra internacional
A 26a edição da Mostra BR de Cinema – Mostra Internacional de Cinema em São Paulo abre na quinta com show da banda Leningrad Cowboys e começa na sexta com destaque para as retrospectivas de Pasolini, Alberto Cavalcanti e Aleksandr Sokúrov.

 

 

Semana do livro
Será realizada desta segunda até sexta a 5a Semana do Livro e da Biblioteca da USP, incluindo apresentações musicais, exposições, espetáculo teatral e lançamento do livro Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos do Século XVII do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo.

 

Roteiro de cursos
São opções que vão desde Operações aritméticas e Comunicação sem fio, passando por Prosa russa e Crítica de arte até Biologia Marinha e Microscopia Eletrônica.

 

Megaevento sobre estresse
A partir de quinta-feira acontece o megaevento Estresse – Perigo e Oportunidade, que inclui Simulador de Estresse, Bolsão de Desaceleração, palestras, vivências, oficinas, shows e intervenções artísticas.

 

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]