NOBEL
 
O Nobel pelas lentes da Universidade
As razões e os critérios das academias suecas que outorgam o Prêmio Nobel a cientistas, escritores e personalidades com atuação em favor da saúde e da paz nem sempre são óbvias e levantam especulações. Por exemplo: por que o romancista húngaro Imré Kerstész, um sobrevivente de campos de concentração nazistas, ganhou o Nobel de Literatura, se é quase desconhecido fora de seu país? A escolha talvez sinalize uma tendência de reconhecer as boas literaturas escritas em idiomas que representam ilhas lingüísticas, conforme acredita o lingüista Aleksandar Jovanovic, da Faculdade de Educação. No caso do Nobel da Paz, concedido ao ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, o cientista político Braz de Araujo levanta a possibilidade de a premiação representar “uma maneira pouco sutil de chamar a atenção dos EUA e do presidente Bush para a questão do Iraque”, ameaçado de invasão. Caso interessante é o do Nobel de Economia, porque um dos laureados, o americano de origem israelense Daniel Kahneman, não é economista, mas psicólogo. Ele e George Mason, professor de economia e de direito, tentam explicar como funciona o processo de tomada de decisão das pessoas em condições de incerteza. Para o psicólogo José Aparecido Silva, da USP em Ribeirão Preto, a base desses estudos é a psicofísica. Quanto ao Nobel de Medicina, esta é a sétima vez consecutiva que premia cientistas que estudam o comportamento celular. Foi para os britânicos Sydney Brenner e John Sulston e o norte-americano Robert Horvitz e é discutido pelo professor Gustavo Amarante Mendes, do ICB. Outros especialistas da USP analisam os premiados nas áreas de Física (o norte-americano Raymond Davis Jr. e o japonês Masatoshi Koshiba) e de Química (o norte-americano John Fenn, o japonês Koichi Tanaka e o suíço Kurt Wüthrich). especial>>
 

UNIVERSIDADE
Radiologista vai administrar a Medicina

Giovanni Guido Cerri, um radiologista de 49 anos, nascido em Milão, apreciador da cultura clássica e autor de 11 livros, obteve 144 dos 190 votos do colégio que elegeu, semana passada, a lista tríplice de candidatos a diretor da Faculdade de Medicina da USP, sendo em seguida confirmado para o cargo pelo reitor. Cerri tem duas prioridades administrativas: melhorar a infra-estrutura didática da graduação e ampliar os serviços oferecidos pelo Hospital das Clínicas. Em Ribeirão Preto, professores da FEA conseguiram melhorias sem precedentes na área de administração hospitalar. Agora a prescrição médica no HC se faz pelo computador e inclui dietas e os cuidados necessários. Em Bauru, a Ouvidoria do Centrinho (hospital de reabilitação de lábios e face) também conseguiu elevar a qualidade dos atendimentos e a integração entre instituição e pacientes. Depois de uma campanha, as receitas passaram a ser bem legíveis. Outro avanço na área da saúde é a inauguração do Hospital Dia de Saúde Mental do Butantã, colocado à disposição dos 420 mil moradores do Distrito de Saúde-Escola do bairro. E nesta quarta-feira (23), o Grea-USP, Unesp, Unicamp e Fapesp farão nos campi universitários uma série de palestras e debates, alertando contra o uso excessivo de álcool. nacional>>




VAMOS
em DESTAQUE

 

Festival chinês
Nesta quarta, acontece no prédio de Letras o Festival Yue Bing – A Celebração do Fruto Outonal, organizado pelo Curso de Língua e Literatura Chinesa da FFLCH.

 

 

Drummond em filme
O documentário sobre a vida e a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Poeta de Sete Faces, tem pré-estréia nesta quarta, no Cinusp, e logo após acontece debate com o diretor Paulo Thiago.

 

Roteiro de cursos
Esta edição traz diversos cursos, como de Astronomia e Astrofísica e de Musicalização para Educadores, além do debate “Mídia, Verdades e Mentiras”, com Gilson Schwartz do IEA/USP.

 

Café Acadêmico
Na próxima segunda, às 20h, acontece no IME a 31a edição do Café Acadêmico, promovido pela Agência ECA Jr., que traz como convidado o publicitário Washington Olivetto.

 

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 

 



e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]