CALOUROS
Calouros chegam para conhecer
“todas as coisas”

Os dias 10 e 11 passados foram dedicados à matrícula dos 8.331 novos alunos da USP, que passaram no mais concorrido vestibular do Brasil – o da Fuvest – e agora se juntam aos cerca de 60 mil estudantes, 14.600 funcionários e 4.700 professores que formam a comunidade USP em seis campi, localizados em São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Nesta semana, na Capital e no interior, eles serão recebidos em suas unidades para a já tradicional Semana de Recepção aos Calouros, que prevê uma série de atividades – como palestras, exposições e até churrasco – com o objetivo de familiarizar o aluno com sua nova casa. Na USP, eles encontrarão um ambiente propício ao conhecimento “de todas as coisas divinas e humanas”, segundo a concepção platônica que, no século 12, inspirou a criação das primeiras universidades, em Paris, Bolonha e Oxford, entre outras.
especial>>
Na semana passada, os calouros foram recebidos com brincadeiras para fazer matrícula


SAÚDE

Reposição hormonal pode levar ao infarto

A terapia de reposição hormonal pode contribuir para o surgimento da aterosclerose – uma doença que causa o entupimento dos vasos sanguíneos e até o infarto –, de acordo com pesquisas feitas por cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e do Instituto do Coração (Incor). Segundo os pesquisadores, a terapia com hormônios provoca estresse no organismo, capaz de induzir modificações numa proteína chamada LDL, responsável pelo transporte do colesterol na corrente sanguínea. Ao ter sua estrutura modificada, a LDL passa a transportar o chamado mau colesterol, levando ao acúmulo de gordura nas células. O sistema imunológico, que em condições normais produziria anticorpos com o objetivo de eliminar a LDL modificada, também é afetado pela terapia hormonal. pesquisa>>

 

MAC faz 40 anos e mostra desenhos de Portinari

Dando início às comemorações de seus 40 anos de atividades – que completa neste ano –, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP apresenta a exposição "D. Quixote – Portinari", com uma série de 21 desenhos feitos pelo artista em lápis de cor, datados de 1956. A mostra, que comemora também o centenário de Portinari, será aberta nesta quinta-feira, dia 20, às 18h30, e se estenderá até 23 de março. cultura>



VAMOS
em DESTAQUE
Teatro no campus
Durante a Semana de Recepção aos Calouros, o grupo Tusp vai fazer intervenções em diversos espaços da USP, além de apresentar na íntegra duas peças no Anfiteatro Camargo Guarnieri.
Cursos na FFLCH
Os vários departamentos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas estão com inscrições abertas para seus cursos. Há diversas opções em línguas que, além das convencionais, trazem grego e galego.
Mais cursos
Em cursos, estão cursos nas áreas de Farmácia, Comunicação, Psicanálise, Enfermagem e Educação Física, além de palestras sobre a atuação da BBC e da obra do dramaturgo Franz Xaver Kroetz. Há ainda cursos pré-vestibular na USP.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]