ENTREVISTA
São paulo, um Estado de leitores

OFazer de São Paulo um Estado de leitores é um dos principais objetivos da secretária estadual da Cultura, Cláudia Costin. Para isso, ela pretende implementar projetos que facilitem o acesso da população aos livros, incentivem a publicação de boas obras e possibilitem a queda dos custos de produção. “Temos que apoiar as bibliotecas escolares e comunitárias, abri-las à noite e nos finais de semana e qualificar os bibliotecários, para que atraiam as pessoas”, planeja a secretária, que quer contar com a colaboração da USP para realizar uma gestão bem-sucedida. Cláudia acredita que o barateamento do preço dos livros será um dos resultados do incentivo à leitura. “No Brasil, o livro não é caro porque os editores são ruins, mas porque pouca gente lê e a chance de existir encalhe torna-o ainda mais caro.” A professora Idméa Semeghini Siqueira, da Faculdade de Educação da USP, gostou das idéias da secretária: “Um dos maiores problemas nessa área está justamente na inadequação das bibliotecas escolares e públicas e na carência de profissionais preparados para trabalhar nesses espaços”, diz Idméa.
nacional>>


GRADUAÇÃO

Censo revela a cor da USP

Elaborado pela Comissão de Políticas Públicas para a População Negra, o 1o Censo Étnico Racial da USP – finalizado na semana passada – mostra que 1,30% dos alunos de graduação são negros, 8,34%, pardos e 79,54%, brancos. Outros 9,84% são amarelos e 0,48%, indígenas. O censo foi realizado com base em questionários respondidos por quase 14 mil alunos durante o período de matrícula do segundo semestre de 2001. “Esses números são muito importantes para o planejamento de políticas nesse setor”, destaca o presidente da comissão, professor João Baptista Borges Pereira. universidade>>

Otto por Otto

Os arquivos pessoais de Otto Lara Resende – que se encontram no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo – começam a render literatura. O livro Três Ottos por Otto Lara Resende, lançado pelo IMS, reúne 23 textos biográficos – boa parte deles inédita – do jornalista e escritor que, com uma riquíssima personalidade, permanece ainda por ser descoberto pelo público. “Sou jornalista, especialista em idéias gerais. Sei alguns minutos de alguns assuntos. E não sei nada”, definia-se o perfeccionista Otto. especial>

O cotidiano de Camargo Guarnieri

A exposição “Arquivo Camargo Guarnieri: espelho da criação” – aberta até 31 de março no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, na Cidade Universitária – mostra o cotidiano sensível, metódico e apaixonado de um dos maiores mestres da música brasileira. Falecido em 1993, Camargo Guarnieri foi o fundador da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e autor de uma vasta obra, formada por sete sinfonias, cinco concertos para piano, duas óperas e mais de 300 canções, entre outras peças. cultura>

Uma chance para a paz

No dia 15 passado, um sábado, milhões de pessoas, pintadas e portando bandeiras e cartazes, saíram às ruas de mais de 600 cidades do mundo para protestar contra a guerra no Iraque, defendida pelos Estados Unidos e Inglaterra. No maior movimento pacifista desde a Guerra do Vietnã, nos anos 70, os manifestantes deram um claro recado ao presidente George W. Bush e ao primeiro-ministro Tony Blair: o planeta deseja a paz e os conflitos precisam ser resolvidos através do diálogo e da negociação – uma mensagem das ruas que não pode ser ignorada. Na próxima edição, o Jornal da USP se associará aos esforços em favor da paz com matérias e artigos sobre o tema.



VAMOS
em DESTAQUE
Especial de carnaval
Esta edição traz um roteiro com os últimos ensaios das escolas de samba da capital, uma opção para cair na folia sem gastar muito. Também acontecem shows que invocam o samba em várias unidades do Sesc.
Terceira idade
Estão abertas as inscrições para o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, que disponibiliza disciplinas nos cursos de graduação da USP, além de atividades culturais e esportivas.
Cursos, concursos e notas
Há vários cursos, com destaque para o Projeto Mais Verão do Cepeusp, com atividades aquáticas no período verão-outono, além de uma bolsa de estudos em Londres e os concursos de projetos ecológicos e design.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]