NESTA EDIÇÃO

Uma troca de experiências entre idosos e jovens e também uma oportunidade de se aprender cada vez mais sobre aquilo que se gosta. Assim é o projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, que existe há dez anos sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e que tem como objetivo integrar o idoso à comunidade acadêmica, conscientizando-o da importância do seu papel na sociedade. Segundo a professora Ecléa Bosi, “os velhos sempre foram o olhar atento da sociedade e nas grandes causas do nosso tempo estão na vanguarda” (trecho do texto de apresentação do catálogo). Desde sua implantação, o programa já envolveu 12 mil pessoas e mais uma vez oferece várias disciplinas de graduação, além de atividades didático-culturais e físico-esportivas, nos campi da USP em São Paulo, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

O programa é aprovado pelo Conselho de Cultura e Extensão Universitária que estabeleceu as seguintes regras: idade mínima de 60 anos (como estabelecem a ONU e a Unesco); os alunos são vinculados ao projeto com direito a atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária; disciplinas muito específicas requerem exame prévio de currículo e entrevista com o docente responsável, porém na maioria dos casos não há pré-requisisto. O período de inscrições vai desta segunda até o dia 7 de março (enquanto houver vaga), na própria unidade que oferece as disciplinas (já as inscrições para as atividades complementares têm datas diversas).

Áreas de estudo – No campus de São Paulo são muitas as opções: da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP em todos os seus departamentos – Artes Plásticas; Cinema, Rádio e Televisão; Comunicações e Artes; Jornalismo e Editoração, Musicologia; e Relações Públicas, Propaganda e Turismo; Escola de Educação Física e Esporte (as disciplinas são Aprendizagem Motora, Introdução à Pesquisa Científica e Nutrição e Atividade Motora); Escola Politécnica (em seus três departamentos de Engenharia Mecânica, de Produção e de Transportes); Escola de Enfermagem que traz, entre outras disciplinas, Ética e legislação em enfermagem e Educação para a saúde sexual e reprodutiva; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com Computação Gráfica para Arquitetos, entre outros; Faculdade de Educação que oferece a disciplina Metodologia do Ensino em várias áreas (Ciências Biológicas, Física, História e Geografia, Línguas Orientais, Matemática, Português, Psicologia e Química); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; até a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (com opções de cursos nos Departamentos de Letras Modernas, Letras Orientais, Sociologia e Antropologia). Há também cursos ministrados nos Institutos, como o de Geociências (departamentos de Mineralogia e Geotectônica e Geologia Sedimentar e Ambiental), de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, de Matemática e Estatística, de Psicologia e Oceanográfico, além do Museu de Arte Contemporânea (MAC) que oferece a disciplina Exercícios do Olhar: Uma Fenomenologia da Arte.

Para quem não quer um curso semestral, o programa dispõe de atividades complementares didático-culturais, com palestras, minicursos e oficinas. Nesse caso, são encontros dirigidos à Terceira Idade: Caminhada Ecológica, Bioenergia e AutoCura, Dança Espontânea, Meditação, Visitas orientadas a museus da USP, Canto Coral, Computação Instrumental; além de um grande ciclo de palestras promovido pela Faculdade de Medicina da USP, que vai discutir vários temas, entre eles, varizes, menopausa, obesidade, reumatismo, depressão. Já nas atividades físico-esportivas, o Cepeusp oferece atendimento individual, caminhada e alongamento, capoeira e yoga. E ainda tem muito mais nos campi da USP no interior. Então participe! Afinal o idoso tem muito a ensinar e sempre pode aprender mais.

O catálogo pode ser obtido no Centro de Visitantes da USP (Praça Reynaldo Porchat, 110, portão principal da Cidade Universitária), na Coordenação do projeto (r. da Reitoria, 109, térreo, Cidade Universitária) ou ainda no Centro Universitário Maria Antonia (r. Maria Antonia, 294). Mais informações pelo tel. 3091-3348, das 9h às 12h e das 13h às 16h30, e no site www.usp.br/prc/3idade.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]