ORIENTE M]EDIO
Imagem, uma outra arma da guerra


A guerra bruta são as ações de destruição por meio de tanques, canhões, mísseis, aviões e tudo o que compõe o arsenal bélico inventado pelo homem, mas uma outra visão da guerra é aquela que salta das imagens e de seus múltiplos usos e interpretações. A fotografia pode ser documento histórico, meio de pressão política, símbolo de libertação ou de opressão e ainda de propaganda ou de manipulação. Tudo isso ficou evidente na Guerra do Iraque, praticamente decidida semana passada com a entrada das forças anglo-americanas na capital Bagdá. As estátuas do ditador Saddam Hussein arrancadas dos pedestais e arrastadas pelas ruas representam a destruição de um ícone, de um líder agora decapitado. Na imagem de uma menina ferida está o sofrimento de todas as crianças iraquianas e de suas mães. “A fotografia permite essas múltiplas leituras porque é aberta a interpretações de pessoas de diferentes grupos econômicos e socioculturais”, afirma Boris Cossoy, professor de Fotografia na ECA. Juca Varella, único repórter fotográfico brasileiro a cobrir esta guerra, conta que as modernas câmeras digitais e o sistema de transmissão por satélite dão maior velocidade e dramaticidade à cobertura em campos de batalha. E denuncia manipulação: “Eu vi fotógrafos colocarem crianças na frente de escombros, posicionarem uma muçulmana chorando para compor melhor a cena”
. internacional>>



AMBIENTE

Para usar várias vezes a mesma água

A Escola Politécnica da USP está implantando um centro de informação, capacitação e desenvolvimento de projetos e consultoria sobre reúso de água. Haverá um laboratório dotado de tecnologias e processos que compreendem ultrafiltração, microfil-tração e desinfecção com ultravioleta e ozonização. Grandes empresas já utilizam essa tecnologia e conseguem bom retorno dos investimentos. nacional>>


O clima antártico não tem pressa

Cientistas do Programa Antártico Brasileiro voltaram da 21a expedição com muitas novidades. Uma delas é o “registro fantástico” da variação climática que ocorreu há 20 milhões de anos, conforme relata o professor Antonio Carlos Rocha Campos, um dos coordenadores do programa. A massa de gelo que cobre a Antártica não teria aparecido de repente, mas foi crescendo à medida que o clima foi mudando. especial>

 

 
 


VAMOS
em DESTAQUE
Cinema japonês
Começa nesta semana no Cinusp a mostra “Cinema Japonês”, que vai exibir mais de 20 filmes de mestres como Kenji Mizoguchi, Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa, em um amplo painel da produção japonesa moderna e contemporânea.

Revistas da USP
São três os recentes lançamentos. Duas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, dos departamentos de Antropologia e Teoria Literária e Literatura Comparada, e outra da Faculdade de Saúde Pública.

Cursos, bolsas e concursos
O destaque no roteiro de cursos são os eventos paralelos à mostra chinesa em cartaz no Parque do Ibirapuera. Há ainda programa de bolsas de mestrado e doutorado, além de concursos de cinema e vídeo.
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]