EDUCAÇÃO
Uma semana para avaliar a educação


Começa nesta segunda-feira, no auditório da Escola de Aplicação, uma semana de debates sobre a educação brasileira e a formação de professores. Promovido pela Faculdade de Educação, o encontro deste ano terá a presença, na sexta-feira, do presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), professor Otaviano Helene, que deverá explicar a política do Ministério da Educação de avaliação do ensino em todos os níveis. Embora haja muita polêmica em torno do Provão, que passa por reformulação, Helene não considera esse instrumento o mais importante do sistema de avaliação de instituições do ensino superior e de seus alunos. Para o MEC, muito mais importante é avaliar as instituições e as condições de ensino no local dos próprios cursos. O diploma conferido por uma boa escola seria suficiente para comprovar uma formação sólida do aluno, podendo até dispensar acompanhamento externo. Na Licenciatura da USP, aumenta a cada ano o número de matrículas, o que é interpretado por alguns docentes como manifestação de idealismo dos jovens, futuros professores, ou ainda como conseqüência do desemprego e da falta de perspectiva profissional em algumas áreas.
nacional>>



ASTRONOMIA

Extraterrestres à vista?

Astrofísicos da USP e de outras instituições de pesquisa brasileiras unem-se a cientistas franceses e de vários outros países na tentativa de encontrar vida fora da Terra. O satélite francês Corot, em construção, pretende buscar no Universo planetas onde possam estar reproduzidas as condições terrestres. O custo do projeto eleva-se a US$ 40 milhões, mas a parcela do Brasil limita-se a US$ 300 mil. A participação da USP inclui o envio à França de professores da Escola Politécnica. “A participação nos dará os mesmos direitos de observação que os europeus”, diz o professor Eduardo Janot Pacheco, do IAG, que coordena os pesquisadores da USP no projeto. pesquisa>>

 

 

Governador recebe projeto da USP Leste

“É um belo projeto, extremamente sério e bem amadurecido.” Comentário do governador Geraldo Alckmin ao receber do reitor Adolpho José Melfi, segunda-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, o Projeto Básico da USP Leste, que dará início à construção do novo campus. Na primeira fase, o plano inclui sistema viário, edifício principal, auditório, portarias e a torre de serviços e telecomunicações. O governador considera que essa é a melhor forma de comemorar os 70 anos da USP, que se completam em 2004. nacional>

 

 

Judiciário a passos lentos

O Poder Judiciário ainda trabalha com padrões estabelecidos no século 18. Evoluiu pouco, preso ao conceito de que mudar as regras é quebrar a ordem. Agora, precisa de reformas e uma das razões vem da Constituição de 1988: ficou sobrecarregado graças à ampliação das possibilidades de defesa, à campanha pelos direitos humanos e ao número crescente de advogados em ação. Essa é a posição do jurista Dalmo de Abreu Dallari, exposta durante debate organizado pela Rádio USP FM, dia 16, sobre a reforma do Judiciário. O encontro teve a presença do secretário especial para a Reforma do Poder Judiciário do Ministério da Justiça, Sérgio Renault, além de representantes dos magistrados. "A justiça no Brasil é muito lenta, demorada, ineficiente", disse Renault, insistindo na necessidade das reformas. nacional>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Exposição fotográfica
A exposição “Personagens”, com fotografias feitas por alunos e funcionários do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP será inaugurada nesta sexta. Mostras de gravuras em metal, pinturas e caricaturas também estão em cartaz.
   
Roteiro de concursos
Estão abertas as inscrições para o Programa Rumos Itaú Cultural de dança contemporânea. Há também outros concursos nas áreas de canto lírico, artes plásticas e design de embalagem.
   
Cursos e Prêmio
Em destaque o curso de Direitos Humanos, coordenado pelos professores Dalmo Dallari e Fábio Comparato (ambos da USP) na pág. 18, que ainda traz nota sobre a premiação do Jabuti, que contemplou dois títulos da Edusp.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]