AMBIENTE
Defesa do ambiente ganha força


Os defensores da natureza — e quem não é? — desta vez não poderão dizer que na Semana Mundial do Meio Ambiente, de 1o a 8 de junho, nada têm a comemorar. A Câmara dos Deputados debate projeto de lei sobre redução de resíduos sólidos no setor produtivo e analisa pedido de CPI para apurar denúncias de irregularidades no uso e fiscalização de terrenos utilizados como depósitos de lixo; a Assembléia Legislativa aguarda projeto de lei da Secretaria do Meio Ambiente, estabelecendo nova política de resíduos sólidos para o Estado de São Paulo; e ambientalistas comemoram maior aceitação pelo empresariado do princípio de que há um limite para a liberação de qualquer elemento na natureza. “Já conseguimos fazer com que o Estado levasse em conta esse conceito para a instalação de determinados empreendimentos”, diz o coordenador da campanha “Billings, Eu Te Quero Viva”. O USP Recicla não fica atrás: promove eventos em todos os campi da Universidade.
especial>>



AÇÃO SOCIAL

Um clube para crianças da periferia

Mais que uma minivila olímpica, um clube da comunidade em Capão Redondo, bairro paulistano sujeito a muita violência: quadras de esportes, espaço para as mães se dedicarem ao artesanato ou à culinária, pista de cooper, cursos de capoeira, sanitários e telecentro com 20 computadores. O local é a Cohab Adventista, próximo do Instituto Adventista e da escola municipal Wilma Alvarenga, em terreno antes usado como depósito de lixo e consumo de drogas. A idéia da minivila olímpica é do geógrafo e professor honorário do IEA Aziz Ab’Sáber, que decidiu atuar também como educador na periferia. As obras estão começando. universidade>>

 

 

Capes quer aumentar e melhorar bolsas

O presidente da Capes, Carlos Roberto Jamil Cury, anunciou na Semana da Educação que as bolsas serão aumentadas e reajustadas em 24,28%. Pela primeira vez nos 23 anos de encontros realizados na Faculdade de Educação foi debatida em profundidade a questão da formação dos professores e do curso de licenciatura da USP. Os educadores acreditam que formar um quadro competente de docentes para o ensino fundamental e médio — onde o déficit é de 250 mil — cabe ao poder público, mas também às universidades se quiserem ser democráticas e pensar na relevância daquilo que produzem para a sociedade. universidade>

 

 

Mais vagas no ensino público paulista

O Conselho Universitário da USP aprovou, no dia 27 de maio, a criação de 216 vagas em cursos de graduação da Universidade, que serão oferecidas já no próximo vestibular da Fuvest, no final deste ano. Desse total, 135 vagas serão abertas em três novos cursos, também aprovados pelo Conselho no dia 27: Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios e Engenharia de Alimentos, a ser ministrados nos campus de São Paulo, Ribeirão Preto e Pirassununga, respectivamente. Com isso, a USP aumenta para 8.547 a oferta de vagas, a partir de 2004. universidade>

 


VAMOS
em DESTAQUE
Filmes europeus
O francês Alento, o dinamarquês Italiano para Principiantes (foto) e o elogiado Amor à flor da pele estão na mostra deste mês do Cinusp. Ainda serão exibidos outros filmes, todos premiados em festivais europeus da última década.
   
Prêmio Sergio Motta
Trabalhos de arte digital e eletrônica podem ser inscritos a partir desta semana para a quarta edição do Prêmio Cultural Sergio Motta. Haverá ainda um show de lançamento do CD do compositor Lívio Tragtenberg e um workshop.
   
Roteiro de cursos
Entre os destaques desta edição estão os cursos “Música do Século 20”, com o maestro Júlio Medaglia, e o “Workshop de Roteiros”, que vai escolher o melhor trabalho para participar de projeto com a equipe da 02 Filmes, a mesma de Cidade de Deus.
   
 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO
 
 


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]