PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  
 
Elenco do texto Fator RH – Separados Anônimos

Um novo modelo de teatro tem se apresentado em São Paulo: cada vez mais os escritores estão sendo chamados para trabalhar junto com os atores, o chamado processo colaborativo. É um movimento importante e que está dando certo, diz o curador Fernando Bonassi, que já testou o novo segmento criando ao lado do Teatro da Vertigem o texto de Apocalipse 1,11 e, mais recentemente, junto aos atores de Woyzeck, o Brasileiro, ainda em cartaz no Sesc Belenzinho. Descobrir como o ator cria o texto, já que sua matéria-prima são os gestos e não as palavras, é o objetivo do novo ciclo do programa Dramaturgias, que traz neste segundo semestre o tema Atores/Autores. O evento apresenta a leitura e reflexão de textos dramatúrgicos inéditos, de novos e consagrados autores, com a participação de importantes atores e diretores brasileiros.

O primeiro texto será lido nesta quarta e é inspirado livremente na vida e obra do professor, poeta, crítico, jornalista e dramaturgo gaúcho José Joaquim de Campos Leão, mais conhecido como Qorpo-Santo (1829-1883), precursor do Teatro do Absurdo e do Surrealismo na dramaturgia. O texto O Julgamento de Qorpo-Santo, de Renato Modesto (autor-roteirista da Rede Globo de Televisão desde 1998) traz um momento crítico da vida do artista, quando ele é obrigado, por ordens médicas, a parar de escrever. Maníaco obsessivo, Qorpo-Santo enfrentou um processo de interdição movido pela própria esposa e acabou perdendo seus direitos civis e seus bens. Além de Renato Modesto, o elenco traz Sílvia Buarque, Marcelo Médici, Renato Caldas, Carol Mariottini, Norival Rizzo e Javert Monteiro. A direção é de Alexandre Reinecke.

A programação segue em agosto com Fator RH – Separados Anônimos, com dramaturgia e direção de Ângela Dip. É uma história de pacientes e médicos de uma clínica para separados (neo-solteiros e casados em crise), com cenas que abordam aspectos do relacionamento moderno intercaladas por comentários dos psiquiatras. Entre os personagens estão o médico inescrupuloso, o físico místico, a perua bulímica e a professora romântica interpretados por um elenco formado por Rubens Caribé, Flávio Faustione, Sérgio Mastropasqua, Flávia Garrafa, Keila Bueno e Ângela Dip.

Ariel Borghi, Renato Borghi e Débora Duboc, de A Cadela de Vison

Em setembro será apresentado Cleide Eló e as Pêras, história de uma mulher, de uma paixão, de uma cidade..., com texto de Gero Camilo (EAD/USP), que interpreta ao lado de Marat Descartes, sob a direção de Cristiane Paoli-Quito. Em outubro é a vez de A Cadela de Vison, em que um ator representante dos movimentos político-culturais dos anos 60 vive sua última noite no prédio que foi seu teatro durante muitos anos e onde será construído um shopping center. Criado por Renato Borghi, traz ainda os atores Débora Duboc e Ariel Borghi, dirigidos por Maurício Paroni de Castro. E finalizando o ciclo, em novembro, o texto Cor de Chá é sobre uma mulher que se descobre vivendo o momento de passagem de uma geração para outra, uma personagem que transita entre a lucidez e a cegueira na intenção do amadurecimento. É um monólogo interpretado pela própria autora, Noemi Marinho (EAD/USP), com direção de Márcia Abujamra.

Nesse momento em que os atores querem dizer suas próprias palavras, fugindo do modelo convencional de interpretarem textos finalizados, é importante discutir de que forma isso acontece. Assim, como diz Fernando Bonassi, o principal é investigar como o texto foi criado e a discussão que ele pode gerar.

Os encontros do ciclo Atores/Autores acontecem sempre na última quarta-feira do mês, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3313-3651). A entrada é gratuita mediante retirada de senha, distribuída meia hora antes do início do evento.

Grupo que faz a leitura de O Julgamento de Qorpo-Santo

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]